Acontece

Covid: Anvisa recomenda exigir vacinação de quem entra no Brasil

Anvisa sugere exigir cartão de vacinação contra Covid de quem entra no Brasil - Foto: Joe Raedle/AFP
Recomendação foi enviada à Casa Civil e vale para entrada de passageiros por ar e terra

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quinta-feira (25), duas notas técnicas recomendando à Casa Civil que a vacinação contra a Covid-19 seja obrigatória para entrada no Brasil. A solicitação, aliás, vale para passageiros vindos por ar e por terra. Com isso, os passageiros que pretendem entrar no país devem apresentar a segunda dose ou a dose única da vacina com pelo menos 14 dias de aplicação.

Hoje não é necessário apresentar cartão de vacinação para entrar no Brasil – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A política de entrada que está em vigor no país hoje não exige a vacinação. Ainda assim, a entrada de estrangeiros por rodovias ou quaisquer outros meios terrestres está proibida, com algumas exceções. A recomendação da agência é, no futuro, só permitir a entrada de pessoas por este modal se estiverem vacinadas.

“A inexistência de uma política de cobrança dos certificados de vacinação pode propiciar que o Brasil se torne um dos países de escolha para os turistas e viajantes não vacinados, o que é indesejado do ponto de vista do risco que esse grupo representa para a população brasileira e para o Sistema Único de Saúde”, pontuou a Anvisa em uma das notas.

Apresentação do cartão de vacina pode conter nova onda de Covid-19 no país – Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
Leia Mais

Carnaval: Prefeitos aceitam convite de João Campos para comitê

Aliás, em qualquer tipo de entrada, a Anvisa recomenda aceitar as vacinas aprovadas, ou pelo próprio órgão, ou pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo infectologistas, a exigência de vacinação é uma das medidas que têm que ser adotadas pra minimizar o impacto da pandemia. Isso porque você pode evitar que novas variantes entrem no país, trazendo uma possível nova onda de Covid. Além disso, vale lembrar, que diversos países exigem a comprovação da vacina para viajantes estrangeiros.

Até o momento, a Casa Civil não se pronunciou sobre a recomendação. Além disso, o Ministério da Saúde disse, em nota, que “os critérios para a entrada de estrangeiros ou brasileiros vindos do exterior são elaborados de forma integrada e interministerial, visando sempre a segurança e o bem-estar da população brasileira”. A pasta, entretanto, não respondeu se colocará em prática a exigência do passaporte de vacina.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz