Diante da preocupação mundial acerca da nova variante Ômicron, o Brasil vai fechar, a partir da próxima segunda-feira (29), as fronteiras aéreas a 6 países da África – onde a cepa foi identificada.
A informação foi anunciada pelo ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. A restrição vai valer para passageiros vindos de África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
Segundo Ciro Nogueira, a decisão foi tomada em conjunto pela Casa Civil e pelos ministérios de Infraestrutura, Saúde e Justiça e Segurança Pública.
A decisão foi tomada em conjunto e será assinada pela @casacivilbr, @MInfraestrutura, @minsaude, @JusticaGovBR . A restrição atingirá os passageiros oriundos de: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) November 26, 2021
“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada hoje e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, disse Nogueira, em rede social.
Variante Ômicron
A B.1.1.529, agora chamada de variante ômicron pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é preocupante pois tem 50 mutações — algo nunca visto antes —, sendo mais de 30 na proteína S (spike) – a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19.
A nova variante já foi detectada em outros locais, como Israel, Bélgica e Hong Kong. No Brasil, ainda não há casos da variante Ômicron, disse o governo. O ministério da Saúde afirma que “está em constante vigilância” para definir medidas de prevenção.
Com informações do G1 e UOL.
Adicionar comentário