Acontece

Brasileiro vindo da África do Sul testa positivo para Covid-19

Teste RT-PCR - Foto: Getty Images
O paciente, que é vacinado, está em isolamento e cumpre quarentena em casa, segundo a Anvisa

A Anvisa informou, neste domingo (28), que um passageiro brasileiro com passagem pela África do Sul testou positivo para a Covid-19. Ele desembarcou em Guarulhos, na Grande São Paulo, no sábado (27). Não há confirmação se o caso é da variante Ômicron. O paciente, aliás, que já está em isolamento, é vacinado, segundo a agência.

“A Agência fiscaliza e exige, por força de portaria interministerial, que o viajante apresente exame PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo)”, diz a nota da Anvisa. O passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático. Ainda assim, pessoas vindas do exterior precisam realizar o teste RT-PCR ao desembarcar. Com isso, pós sua chegada, a agência foi informada sobre o resultado positivo de um novo teste, dessa vez realizado pelo laboratório no aeroporto de Guarulhos.

Os passageiros realizam teste RT-PCR ao desembarcar – Foto: Cristine Rochol / PMPA/Divulgação
Leia Mais

Anvisa sugere restringir entrada de viajantes de mais 4 países

“Diante do resultado, a Agência notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal, às 13h07 do dia 28/11. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso.”

O paciente, aliás, está em isolamento e cumpre quarentena em casa, segundo a Anvisa. Além disso, os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso, que também é acompanhado pelo Ministério da Saúde. Não há nenhum registro de casos da nova variante da Covid, segundo informações do sábado da Secretaria da Saúde estadual. Além disso, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo (CIEVS) diz que acompanha e auxilia nas investigações de todas as variantes que causam preocupação, tais como delta, alpha, beta, gama e a ômicron.

A nova variante preocupa por suas diversas mutações – Foto: Olivier Matthys/AP/Pixabay

A partir desta segunda (29), o Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África. O voo, da companhia Ethiopian Airlines, foi o único vindo do continente africano no sábado para Guarulhos. Aliás, não há previsão de novos voos vindos da África para este domingo (28).