Acontece

Brasileiro vindo da África do Sul testa positivo para Covid-19

Teste RT-PCR - Foto: Getty Images
O paciente, que é vacinado, está em isolamento e cumpre quarentena em casa, segundo a Anvisa

A Anvisa informou, neste domingo (28), que um passageiro brasileiro com passagem pela África do Sul testou positivo para a Covid-19. Ele desembarcou em Guarulhos, na Grande São Paulo, no sábado (27). Não há confirmação se o caso é da variante Ômicron. O paciente, aliás, que já está em isolamento, é vacinado, segundo a agência.

“A Agência fiscaliza e exige, por força de portaria interministerial, que o viajante apresente exame PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo)”, diz a nota da Anvisa. O passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático. Ainda assim, pessoas vindas do exterior precisam realizar o teste RT-PCR ao desembarcar. Com isso, pós sua chegada, a agência foi informada sobre o resultado positivo de um novo teste, dessa vez realizado pelo laboratório no aeroporto de Guarulhos.

Os passageiros realizam teste RT-PCR ao desembarcar – Foto: Cristine Rochol / PMPA/Divulgação
Leia Mais

Anvisa sugere restringir entrada de viajantes de mais 4 países

“Diante do resultado, a Agência notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal, às 13h07 do dia 28/11. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso.”

O paciente, aliás, está em isolamento e cumpre quarentena em casa, segundo a Anvisa. Além disso, os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso, que também é acompanhado pelo Ministério da Saúde. Não há nenhum registro de casos da nova variante da Covid, segundo informações do sábado da Secretaria da Saúde estadual. Além disso, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo (CIEVS) diz que acompanha e auxilia nas investigações de todas as variantes que causam preocupação, tais como delta, alpha, beta, gama e a ômicron.

A nova variante preocupa por suas diversas mutações – Foto: Olivier Matthys/AP/Pixabay

A partir desta segunda (29), o Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África. O voo, da companhia Ethiopian Airlines, foi o único vindo do continente africano no sábado para Guarulhos. Aliás, não há previsão de novos voos vindos da África para este domingo (28).

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz