Acontece

Após mais de 40 anos, Chico José e Renato Machado deixam a Globo

Foto: Carlos Ivan/TV Globo/Reprodução
Mudança faz parte da reformulação da emissora, que vem abrindo mão de repórteres mais experientes

Chico José não faz mais parte do quadro de funcionários da Globo. O jornalista, que estava na emissora há mais de 40 anos, teve seu contrato encerrado nesta segunda-feira (29). Essa é mais uma das diversas mudanças que a empresa vem fazendo , renovando seus quadros e abrindo mão de repórteres mais experientes.

Além de Chico, o jornalista Renato Machado também foi desligado da emissora, à qual trabalhava desde 1982. Ambos vinham se dedicando nos últimos anos ao jornalístico semanal “Globo Repórter”, realizando reportagens especiais.

A notícia da demissão foi dada através de um e-mail pelo diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, que aproveitou o ensejo da despedida para elogiar o profissionalismo dos jornalistas. No caso de Chico José, ele havia retornado há pouco de suas férias.

“Nada representa mais Chico José do que sua identificação com o Nordeste. É um apaixonado”, define Kamel, e completa “Eu agradeço ao Chico José, cearense do Crato, cidadão de Pernambuco, jornalista do Brasil, por todo o legado que nos deixa e por tudo o que fez pelo nosso jornalismo. Em meu nome, no nome da Globo e no de seus colegas”.

Citando as experiências na BBC de Londres, no Jornal do Brasil e na própria Globo, o diretor enalteceu Renato Machado. “Deixa um legado de bom jornalismo. É um exemplo do profissional de excelência. Em meu nome, em nome da Globo e de seus colegas, muito obrigado”, escreveu.

De acordo com os-emails, a saída dos jornalistas já estavam acertadas com ambos. As conversas com Chico José haviam se iniciado há cerca de três anos, enquanto Machado deixaria a emissora ainda em 2020, mas teve a data prorrogada por conta da pandemia.

Com informações do site Notícias da TV.