Acontece

Documentário do fundador do Galo é lançado nesta quinta

Foto: Divulgação
O documentário mostrará a história de Enéas Freire, fundador do Galo da Madrugada

Escrito por Derick Souza

Nesta quinta-feira (2), é celebrado o centenário do fundador do maior bloco carnavalesco do mundo, Enéas Freire. Para comemorar esta data, o documentário “O galo canta e anuncia: 100 anos de seu Enéas” será transmitido no canal do Youtube do bloco.

Com direção de Anderson Maia, o longa de 50 minutos convida o folião a mergulhar de cabeça na história de um jovem criado no Bairro de São José que aprendeu a valorizar a cultura desde criança. O documentário, aliás, conta com vários entrevistados. Entre eles estão os quatro filhos de Enéas: Mauro Freire, Antônio Carlos, Ana Nery Meneses e Gustavo Travassos. Além disso, também participam o genro e atual presidente do Galo, Rômulo Meneses, os netos Guilherme e Rodrigo Menezes, e também do jornalista Francisco José.

Leia Mais

Homem da Meia-Noite não terá desfile presencial em 2022

“O filme é um convite do maior bloco de carnaval do mundo, para conhecer um pouco da vida e obra do seu criador e pai, o saudoso Neinha, que se vivo, estaria completando 100 anos”, diz Anderson, diretor do longa.

A programação do centenário de Enéas Freire começará às 16h, nesta quinta-feira, com a entrega de uma placa que será fixada na casa onde o ex-presidente do bloco nasceu, no Pátio do Terço, na cidade do Recife. Além dessa, outra placa também será erguida na sede do Galo.

Enéas Freire faleceu em junho de 2008, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Além dos filhos, ele deixou também 8 netos que, junto com amigos e familiares, fazem parte da atual diretoria que mantêm vivo o sonho que o eterno Enéas construiu.