Acontece

Senado aprova por unanimidade “Lei Marília Mendonça”

Foto: Divulgação
O projeto de lei prevê a criação de alertas em torres de energia para evitar acidentes aéreos

Escrito por Derick Souza

Na última terça-feira (30), foi aprovado por unanimidade, o projeto de lei (PL 4.009/2021), que garante a sinalização de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica com o objetivo de evitar acidentes aéreos.

A PL de autoria do senador Telmário Mota (PROS-RR), recebeu uma correção da senadora Kátia Abreu (PP-TO) para ser nomeado como “Lei Marília Mendonça”, homenagem à cantora que faleceu após um trágico acidente aéreo há quase 1 mês.

Leia Mais

Curado do câncer, Caio Ribeiro retorna ao Globo Esporte SP

O projeto de lei planeja realizar a implantação de alertas obrigatórios em torres de energias para evitar que acidentes como o que aconteceu com a rainha da sofrência não ocorra. Para isso, eles pretendem obrigar as concessionárias que pintem as torres de energia e instalem esferas coloridas para ajudar os pilotos a ter uma melhor visão do local.

Em sua justificativa, o autor da PL, o senador Telmário Mota (PROS-RR) diz: “Uma linha de transmissão pode ter sido a causadora do acidente de uma aeronave considerada até então segura, sem deixar sobreviventes. O que podemos fazer neste momento de consternação é, pelo menos, propor regras para proteger nossos brasileiros.”

Já a senadora Kátia Abreu (PP-TO) destaca que o acidente foi uma fatalidade, mas que poderia ter sido evitada. “Essa lei que votamos pode evitar novos choques de aeronaves com as torres de energia”, pontua ela.