Acontece

Festa de Natal na Noruega causa maior surto da Ômicron

Imagem: Ole Berg-Rusten/NTB/AFP
Estima-se que mais de 60 pessoas foram infectadas em evento, onde todos estavam vacinados e apresentaram teste negativo, segundo empresa

Na última sexta-feira (3), a Secretaria de Saúde de Oslo, na Noruega, informou que, ao menos, 13 pessoas estariam infectadas com a nova variante após uma festa de natal corporativa, descrita como “evento de super propagação”.

Este surto aconteceu após uma festa de natal que foi realizada em um restaurante, na Noruega, organizada pela empresa de energia renovável, a Scatec. A mesma companhia tem operações na África do Sul, onde a variante foi detectada pela primeira vez.

As autoridades de saúde da cidade disseram que os indivíduos infectados, até o momento, apresentaram apenas sintomas leves. Nenhum deles foi internado e seguem em quarentena.

Além dos infectados na festa, o pesquisador e médico do Instituto Norueguês de Saúde Publica, Preben Aavitsland, diz: “A hipótese que estamos trabalhando é de que pelo menos metade dos 120 participantes foram infectados com a variante Ômicron durante a festa. Isso torna este, por enquanto, o maior surto de Ômicron fora da África do Sul”, destaca Asvitsland. Além das pessoas infectadas na festa, o pesquisador ressalta que há mais 4 pessoas confirmadas como portadoras da variante.

Leia mais

Ômicron: Comitê Científico anula réveillon e carnaval no Nordeste

Assim, este surto fez com que o governo norueguês passasse a reintroduzir algumas restrições por todo o país a fim de conter a disseminação da variante do novo coronavírus. Em toda a Europa, por exemplo, empresas estão cancelando os planos de festa de Natal devido ao surgimento de novos casos da Ômicron.

Em nota, a prefeitura da norueguesa diz que até o momento, 13 casos da variante Ômicron foram confirmados após o sequenciamento. “Espera-se que haja mais casos.”, conclui a nota.