Acontece

Ômicron: Vacinas são eficazes contra a nova variante, diz OMS

Imagem: Divulgação
Para a organização, os imunizantes protegem as pessoas da doença grave

Na última terça-feira (7), a Organização Mundial da Saúde (OMS), revelou que as vacinas são eficazes contra a nova variante Ômicron, detectada na África do Sul, ao proteger infectados que desenvolvem doença grave.

Os primeiros testes de laboratório com a nova cepa indicaram que ela poderia escapar parcialmente através da vacina da Pfizer. Com isso, pesquisadores disseram que houve uma queda muito grande na capacidade de neutralização da nova variante pelos anticorpos da vacina.

Leia mais

Fiéis celebram o dia de Nossa Senhora da Conceição

“Não há razão para duvidar de que as vacinas atuais protegem os doentes infectados com Ômicron contra formas graves de covid-19”, diz o diretor de emergência da OMS, Mike Ryan. “Temos vacinas muito eficazes que se mostram potentes contra todas as variantes até agora, em termos de gravidade da doença e hospitalização, e não há razão para acreditar que não seja o caso” completa o diretor, acrescentando que já estão no início de estudos da nova variante, detectada em novembro e que já foi registrada em cerca de 40 países.