Política

Geraldo Alckmin se desfilia do PSDB após 33 anos no partido

Geraldo Alckmin - Foto: Fotos Públicas
A decisão reforça o nome do ex-governador em uma possível chapa com Lula em 2022

O ex-governador Geraldo Alckmin se desfiliou, nesta quarta-feira (15), do PSDB. Ele entregou uma carta de desfiliação para o diretório municipal da legenda que ajudou a fundar e na qual permaneceu por 33 anos. A saída, aliás, se dá às vésperas do dia que o ex-governador de São Paulo se encontrou com o ex-presidente Lula.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, a gota d’água foi o anúncio de filiação do vice-governador Rodrigo Garcia à legenda. Com isso, consolidou a candidatura dele ao governo de São Paulo e bloqueou o caminho de Alckmin. Garcia, aliás, teve o patrocínio de Doria.

Leia Mais

Fernando Bezerra entrega o cargo de líder do governo no Senado

Além disso, Alckmin está conversando com Lula e com o PT para ser candidato a vice-presidente na chapa do petista em 2022. A ideia inicial era que o ex-governador saísse do PSDB e entrasse no PSB, que o indicaria a vice de Lula. Ainda assim, divergências das duas legendas em relação à campanha para o governo de São Paulo dificultaram esse arranjo até o momento.

Lula e Alckmin – Foto: Maurício Lima/AFP

O ex-governador Márcio França, aliado de Alckmin e empenhado em transformá-lo em vice de Lula, já anunciou que pretende se candidatar à sucessão de Doria, e quer o apoio do PT para isso. A aliança estadual faria parte do pacote em que o PSB indica Alckmin a vice. O PT de São Paulo, no entanto, não concorda. E pretende manter o nome de Fernando Haddad no páreo para a corrida eleitoral paulista. Por isso, Alckmin não deve anunciar agora a filiação ao PSB.

Caso o acordo com os socialistas não dê certo, ele teria outras alternativas, como se filiar ao Solidariedade, que já formalizou o convite. Após a publicação da desfiliação pela coluna, Alckmin fez uma postagem nas redes sociais dizendo que se inicia “um novo tempo! É tempo de mudança!”. E dizendo que em 33 anos de PSDB, “procurei dar o melhor de mim”.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar