Acontece

Ômicron se espalha pelos EUA, que temem uma nova onda em janeiro

Ômicron nos EUA - Foto: Divulgação
Mais de 75 países registraram casos de covid provocados pela Ômicron

Oficialmente, nova cepa representa 3% dos vírus sequenciados, mas muitos afirmam que o número está subestimado e ela já se espalhou por várias partes do país. A disseminação da nova variante Ômicron pode trazer uma nova onda de caos, ameaçando exaurir funcionários de saúde que já combatem o aumento na pandemia provocado pela variante Delta.

O presidente americano, Joe Biden, advertiu que a cepa deve se propagar muito mais rápido e alertou à população para que se vacine ou tome a dose de reforço. “Estamos diante de um inverno (Hemisfério Norte) de doenças graves e mortes para os não vacinados”, disse o presidente.

Joe Biden (Foto: Divulgação)

A Casa Branca insiste que não há necessidade de lockdowns, porque as vacinas estão disponíveis e parecem oferecer proteção contra o vírus. Mas, mesmo se a Ômicron for mais branda do que a Delta, ela poderá desarmar algumas das ferramentas disponíveis para salvar vidas e colocar imunodeprimidos e idosos em risco, à medida que avança rapidamente pelos EUA.

Disseminação exponencial

Globalmente, mais de 75 países registraram casos de covid provocados pela Ômicron. Nos EUA, 36 Estados detectaram a nova cepa. Enquanto isso, a incidência da variante Delta está aumentando em muitos lugares, com epicentros no Nordeste e Meio-Oeste.

Diante das infecções, universidades estão encerrando as aulas nas semanas dos exames finais. As ligas de basquete (NBA) e hóquei (NHL) tiveram de adiar partidas, e a de futebol americano (NFL) teve seu pior surto na pandemia num período de dois dias, com dezenas de jogadores infectados.

Com informações do Estadão.