Acontece

Praias de SP têm novidades para o verão; saiba os detalhes

Foto: Reprodução
Guarujá, Bertioga, Santos, Praia Grande e Ubatuba são algumas das cidades que apresentam novas atrações

Vai passar as férias no litoral de São Paulo? O que não faltam são atrações para o verão! Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o setor turístico vem retomando aos poucos. Com isso, a expectativa no litoral paulista é de temporada com praias cheias. Neste verão, os turistas vão encontrar várias novidades! Guarujá, Bertioga, Santos, Praia Grande e Ubatuba são algumas das cidades que apresentam novas atrações para a retomada do turismo.

No Guarujá, o secretário de Turismo, Fábio Santos fala em opções para além da faixa de areia. O principal exemplo é o Mirante das Galhetas, plataforma de vidro ao ar livre de 45 metros de altura, no Morro da Caixa D’Água, com vista para a Praia do Tombo. “Queríamos que o visitante, além da experiência contemplativa, fizesse imersão de caminhar quase sobre as nuvens”, disse.

Veja o Mirante das Galhetas: 

Entre as novidades em Bertioga, há a remodelação da orla de duas praias: Rio da Praia e Enseada. A segunda inclui um novo complexo de esportes, como beach tênis, vôlei de praia e futevôlei. Há ainda novos quiosques. Letreiros com “Eu amo Bertioga” e similares foram postos em três pontos, como a Avenida 19 de Maio. São ainda previstos shows, como Alok e Thiaguinho, e o Forte São João (do século 16) reabriu após restauro, com entrada grátis de terça a domingo (9h às 18h).

Foto: Prefeitura de Bertioga

Em Santos, as principais novidades estão na Nova Ponta da Praia, perto do terminal de balsas. Lá foi aberto o novo Mercado de Peixes (7h às 18h), com 2 mil m² e boxes de venda de pescado e gastronomia. O espaço abriu em meados de 2020 dividindo opiniões, especialmente pela estética envidraçada e a demolição do antecessor. Na Ponta da Praia, foi entregue o centro de convenções (a fachada tem mural do artista Kobra com símbolos da cidade, como o bonde, o porto e Pelé), fonte interativa e novo calçadão.

Eduardo Kobra homenageia Pelé com mural, em Santos (Foto: Divulgação)

Praia Grande, que fica aproximadamente 1h da capital paulista de carro, aposta em mais atividades esportivas, culturais e de lazer na orla, com instalação de dez arenas (com temas distintos, de “melhor idade”, geek — de videogames — a esportes radicais, com tirolesa a 100 metros, bungee jump e patinação no gelo), de quinta a domingo (9h às 22h). Há cinco espaços kids – uma das estruturas simula até um castelo de areia gigante. A entrada é grátis, com agendamento, de terça a domingo (10h às 17h45).

Patinação no gelo, Praia Grande (Foto: Divulgação)

Em Ubatuba, foi aberto em junho o Museu da Vida Marinha, criado junto ao centro de reabilitação de animais do Instituto Argonauta, organização ligada ao aquário da cidade. Lá, há um panorama da vida marinha: réplicas de espécies pré-históricas e fósseis, como de dentes de tubarão. As ossadas atuais de golfinhos, baleias e tartarugas são de animais achados sem vida pela organização, que monitora as praias.

Fachada do Instituto Argonauta em Ubatuba (Foto: Divulgação/ Inst. Argonauta)

Com informações do Estadão.