Acontece

Noronha volta a exigir exame de Covid-19 para entrar na ilha

Fernando de Noronha - Foto: Divulgação
Uso de máscara também volta a ser obrigatório no arquipélago

O aumento de casos de Covid-19 em todo o país e o rápido avanço da variante Ômicron vem causando preocupação. Isso não é diferente de Fernando de Noronha. Aliás, devido ao atual cenário, a Administração da ilha decidiu retomar algumas práticas que já se mostraram eficientes em momentos críticos da pandemia. Vale ressaltar que as novas medidas de segurança sanitária passam a valer a partir da próxima quinta-feira (13).

Passageiros desembarcam em Noronha – Foto: Georgia Kyrillos/Divulgação
Leia Mais

Novo decreto proíbe Carnaval no Ceará e limita os eventos privados

Uma delas é a volta da exigência do exame RT-PCR, realizado no máximo 48h antes do embarque para o arquipélago. A medida visa trazer uma maior segurança para moradores e turistas. Ainda assim, esta não é a única exigência para quem vai desembarcar na ilha. Além do resultado negativo, a pessoa deve apresentar a carteira digital de vacinação. Ela, aliás, deve conter duas doses de qualquer um dos imunizantes aprovados pela OMS, inclusive o da Janssen.

“Com essa nova onda de contágio pelo coronavírus, precisamos de medidas que garantam a saúde da nossa população. O retorno da exigência do exame RT-PCR para entrada na ilha, além das duas doses da vacina, que permanecem sendo cobradas, trazem uma maior segurança para todos. É importante entendermos que a pandemia ganha novos contornos a partir da nova variante e temos que estar preparados, readaptando nosso protocolo para proteger toda a nossa comunidade, bem como os nossos visitantes”, explicou o administrador Guilherme Rocha.

Guilherme Rocha, administrador de Noronha – Foto: Divulgação

Para crianças de 7 a 11 anos, que ainda estão fora do esquema vacinal, basta a apresentação do RT-PCR, realizado no máximo 48h antes do embarque. Além disso, crianças de 0 a 6 anos não precisam apresentar exame. Outra medida que volta a valer na ilha é a obrigatoriedade do uso da máscara. O item, aliás, estava liberado em espaços públicos ao ar livre, mas volta a ser obrigatório.