Acontece

Casos de influenza e Covid-19 levam Azul e Latam a adiar voos

Azul e Latam adiam voos por conta da Covid e Influenza (Foto: Divulgação)
Anac e companhias aéreas consideram baixo número de voos afetados, mas temem que o quadro piore nas próximas semanas

A alta nos casos de influenza e Covid-19 em tripulantes já tem afetado voos nas maiores companhias do país, embora ainda de maneira pontual. Pessoas familiarizadas com o assunto afirmam ao GLOBO que o índice de voos que precisaram ser reprogramados é de menos de 10% na Azul e de 2% na Latam Brasil.

O Ministério da Saúde estuda alterar até esta sexta o protocolo que determina o isolamento social de 14 dias aos infectados por coronavírus, conforme antecipou a coluna Capital. As mudanças só seriam aplicadas aos casos assintomáticos da doença e também influenciariam os voos.

Apesar do maior número de infecções, até o momento a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não recebeu a notificação de internação de pilotos e comissários. As companhias não são obrigadas a fazer a notificação, mas há comunicação constante entre as empresas e os órgãos reguladores.

O número de voos afetados ainda é considerado baixo pelas empresas e pela agência, mas há o receio de que nas próximas semanas o quadro piore devido à escalada de casos da variante Ômicron do coronavírus, considerada mais transmissível, e ao surto de gripe. Hoje, tripulantes infectados são afastados por ao menos 14 dias.

Aeroporto Congonhas SP (Foto: Leco Viana/TheNews2)

Como no caso da aviação civil, o contingente reserva de pilotos é reduzido, a licença médica massiva de profissionais tem o potencial de impactar as operações.

Segundo pessoas familiarizadas com o assunto, o impacto até o momento é maior na Azul porque a companhia tem realizado mais voos e tem diferentes tipos de aviões na frota, inclusive de menor porte para deslocamentos com menor demanda.

Como os pilotos precisam de treinamentos específicos para voar em um determinado modelo de aeronave, as substituições de profissionais em frotas com vários modelos não são triviais.

Para minimizar os eventuais impactos da alta de infecções, a Anac tem orientado as companhias a cancelarem voos mais curtos e com menor demanda, que podem ser feitos via terrestre, por exemplo, de acordo com uma fonte a par do assunto.

COM INFORMAÇÕES DE O GLOBO.