Acontece

Pernambuco confirma circulação da variante Ômicron

André Longo anunciou a detecção da Ômicron em PE - Foto: Montagem/Heudes Regis
Análise da Fiocruz PE apontou 26% de prevalência da nova linhagem da Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) detectou, nesta sexta-feira (7), a circulação da variante Ômicron da Covid-19 em Pernambuco. A confirmação veio a partir da análise feita pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) de material biológico de pacientes confirmados para a doença. Ao todo, de 80 amostras coletadas do final de novembro até dezembro, em 21 delas (26%) foi detectada a linhagem Ômicron. Os pacientes, que realizaram testagem entre 15 e 31 de dezembro, são da Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão do São Francisco, além de Fernando de Noronha. Ainda assim, não há registro de óbito.

André Longo – Foto: Hélia Scheppa/SEI

“A introdução desta variante nos traz uma preocupação adicional por conta do seu maior potencial de contaminação. É preciso, então, que todos tenham consciência que a Covid-19 ainda é uma ameaça e que nossa principal aliada para a proteção da vida são as vacinas”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. Além disso, ele lembra que, para a nova variantes, apenas uma dose da vacina não é eficaz. “É o mesmo que estar desprotegido. Precisamos de ao menos duas doses”, ressalta Longo.

Leia Mais

COVID: Famosa loja de departamento dos EUA, Macy’s, reduz horário

Além disso, o gestor reforça a importância da dose de reforço, principalmente em idosos e pessoas com doenças pré-existentes. “Esta terceira dose vem para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos no organismo, aumentando a proteção e reduzindo a chance de cada pessoa se infectar ou se reinfectar. As vacinas são seguras, eficazes e evitam mortes”, frisou o secretário.

Vacinação – Foto: Divulgação

Os casos de Ômicron foram registrados em pessoas do Recife (14) e Jaboatão dos Guararapes (1), na RMR; Caruaru (1), Frei Miguelinho (1) e Garanhuns (1), no Agreste; Lagoa Grande (1) e Petrolina (1), no Sertão do São Francisco; e Fernando de Noronha (1). Os pacientes, aliás, tinham entre 1 e 67 anos. As faixas etárias são: 0 a 9 (3), 20 a 29 (3), 30 a 39 (4), 40 a 49 (6), 50 a 59 (2) e 60 e mais (3). Além disso, segundo análises de sistemas de informação, apenas 1 caso (homem, 67 anos, de Lagoa Grande, vacinado com duas doses) precisou de internação em leito de enfermaria, mas já recebeu alta.