Acontece

Azul vai cancelar centenas de voos em janeiro por gripe e Covid

Voo da Azul - Foto: Divulgação
A companhia registrou uma alta de 405% nas dispensas médicas de tripulantes

Com uma alta de 405% nas dispensas médicas de tripulantes em janeiro deste ano em relação à média histórica, a Azul vai cancelar “centenas de voos” até o final do mês. Isso é o que aponta Ondino Dutra, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A entidade representa pilotos e comissários de voo. As ausências, aliás, se dão diante da necessidade de isolamento de tripulantes com síndromes gripais como Covid-19, em meio ao avanço no país da variante Ômicron, e do vírus H3N2 da Influenza.

Gráfico que mostra aumento de 405% nas dispensas médicas de tripulantes da Azul em janeiro – Foto: Reprodução
Leia Mais

Kauan, dupla com Matheus, testa positivo para Covid-19 e Influenza

“O que a empresa nos disse hoje: ela [Azul] pretende cancelar centenas de voos em janeiro, na segunda quinzena, em especial, por falta de tripulantes”, disse Dutra. Ele participou de uma live do sindicato para falar do impacto das síndromes gripais nas operações da Azul.

Com isso, a empresa propôs aos tripulantes a possibilidade de folgar uma vez a menos por mês até março. Em troca, a Azul pagará bonificações que variam de R$ 489 a R$ 2.201 por folga concedida. Ainda assim, o valor varia de acordo com a função. Comissários ganham o menor valor, enquanto comandantes de voos internacionais, o maior. A adesão, aliás, é voluntária.