Acontece

Chuvas intensas causam inundações e deslizamentos em MG

Chuvas causam problemas na região metropolitana de BH - Foto: Divulgação
A região metropolitana de Belo Horizonte foi muito atingida, uma barragem se rompeu e cidades estão em alerta

A região metropolitana de Belo Horizonte está sofrendo com as chuvas intensas desde o início do ano. Aliás, os temporais já superam a média histórica em três regiões. Além dos estragos na capital, como deslizamentos, cidades do entorno estão em estado de emergência.

Chuvas causam deslizamentos em BH – Foto: Divulgação
Leia Mais

Rocha atinge pelo menos três lanchas em Capitólio (MG)

Brumadinho, por exemplo, amanheceu neste domingo (9) sob muita água. Isso porque o Rio Paraopeba transbordou e invadiu casas e comércios. Além disso, pontes do município foram interditadas. Conforme comunicado divulgado pela Defesa Civil na noite de sábado (8), o alerta atingiu o nível 3 — o mais crítico. Devido às fortes chuvas, a Prefeitura de Brumadinho adotou o Plano de Contingência, para preservar vidas e bens em casos de inundações, alagamentos e deslizamentos devido às chuvas.

Além disso, uma barragem transbordou e a água, junto à lama, inundou a BR-040, em Nova Lima. Aliás, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE) pediram o bloqueio de R$ 1 bilhão e aplicação de multa diária contra a mineradora Vallourec, devido ao incidente.