Acontece

Governo de PE estabelece novas restrições devido a Covid

Paulo Câmara - Foto: Heudes Regis/SEI
Festas terão público reduzido e comprovante de vacinação será exigido em diversos locais

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (10), as novas restrições do Plano de Convivencia com a Covid-19. Diante do avanço da variante Ômicron no Estado, Paulo Câmara determinou novas exigências para diversas estabelecimentos. Aliás, não só as festas serão afetadas com as medidas, que começam a valer nesta sexta-feira (14) e seguem até o dia 31 de janeiro.

Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 – Foto: Heudes Regis/SEI
Leia Mais

Bahia terá redução no limite de público em eventos

Segundo nova determinação do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, será exigida a apresentação de passaporte vacinal para se ter acesso a serviços de alimentação, cinemas, teatros e museus. Além disso, os eventos terão a capacidade máxima reduzida para 50%. Mas há um limite máximo. As festas em locais abertos poderão receber até três mil pessoas (se for menor que 50% da capacidade máxima), enquanto os espaços fechados só poderão comportar até mil pessoas.

Ainda não há definição sobre o Carnaval privado – Foto: Ariel Martini

Além disso, o comprovante de vacinação segue obrigatório. Mas, a partir de sexta-feira (14), pessoas com menos que 54 anos só poderão entrar em evento com, no mínimo, duas doses ou a dose única. Já aqueles com 55 anos ou mais deverão apresentar a dose de reforço. Aliás, as festas também devem voltar a exigir teste negativo para Covid-19. A determinação é de que exames de antígeno sejam realizados com 24 horas de antecedência. Já o teste RT-PCR segue com exigência de 48 horas de antecedência.

Cartão de vacina contra Covid – Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

“A ocupação dos leitos de terapia intensiva no estado chegou a 85% nesta segunda-feira. Temos um problema duplo com uma epidemia de Influenza dentro da pandemia de Covid. Temos feito nossa parte com a ampliação de leitos, mas apenas isso não será suficiente. Estamos ampliando a exigência do passaporte vacinal para salvar vidas e diminuir a quantidade de mais de 500 mil pernambucanos que não concluíram sua imunização”, afirmou o governador Paulo Câmara.