Acontece

Equipe de Boris Johnson realizou festa na véspera de funeral real

Boris Johnson - Foto: AFP
Segundo jornal britânico, funcionários teriam bebido e dançado até de madrugada na residência e escritório oficiais

Funcionários do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, estão sendo acusados de realizar duas festas em 16 de abril do ano passado, véspera do funeral do príncipe Philip. Segundo o jornal The Telegraph, aproximadamente 30 pessoas participaram das reuniões, bebendo e dançando até de madrugada na residência e escritório oficiais, na Downing Street nº 10.

Johnson não estava em nenhuma das reuniões, pois estava passando o fim de semana em sua propriedade rural, Chequers. Mas essas revelações ocorrem no momento em que ele enfrenta a fúria de seus próprios aliados por participar de uma reunião com bebidas no jardim de Downing Street em maio de 2020, durante a primeira fase da quarentena.

Assessores e funcionários se reuniram em dois eventos separados depois de trabalhar em 16 de abril de 2021 para dar adeus ao diretor de comunicação James Slack e a um fotógrafo pessoal do primeiro-ministro conservador, observou o jornal. De acordo com testemunhos ao Telegraph, álcool foi consumido em abundância em ambos os eventos e alguns convidados dançaram até tarde da noite.

Johnson enfrenta pedidos de renúncia, inclusive de seu próprio partido, por supostas festas em Downing Street enquanto o Reino Unido estava sob confinamento rígido para conter a propagação do vírus. Além disso, no caso revelado por este jornal conservador, os acontecimentos ocorreram em meio ao luto nacional pela morte do marido da rainha Elizabeth II, o príncipe Philip, cujo funeral foi realizado no dia seguinte e foi marcado por medidas sanitárias.

Funeral de príncipe Philip foi adequado à pandemia e teve poucos convidados (Foto: Divulgação)

* AFP