Acontece

Na Ucrânia, Rússia invade área perto da usina de Chernobyl

Imagem: Reprodução/Internet
O parque de diversões abandonado em Pripyat, a três quilômetros da usina, foi invadido pela tropa russa

Tropas russas acabam de invadir um parque de diversões abandonado, em Pripyat, conhecida como cidade fantasma que fica a 3 quilômetros da antiga usina nuclear de Chernobyl.

De acordo com a CNN Brasil, a informação de que a tropa russa estava próxima do local onde há depósitos de resíduos nucleares foi confirmada pelo assessor do ministro do Interior da Ucrânia.

Em sua rede social, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskiy afirmou que os russos estão tentando capturarem a antiga usina, mas que as forças ucranianas estão lutando para impedir. “As forças de ocupação russas estão tentando tomar Chernobyl. Nossos defensores estão sacrificando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita. Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa”, disse ele.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, o ataque russo poderá causa outro desastre ecológico. “Em 1986, o mundo viu o maior desastre tecnológico em Chernobyl. Se a Rússia continuar com a guerra, Chernobyl pode acontecer novamente em 2022”, publicou a página do Ministério.

Com informações da CNN Brasil.