Acontece

Fifa e Uefa suspendem times da Rússia por guerra na Ucrânia

Seleção russa - Foto: Mikhail Shapaev/União de Futebol da Rússia
Medida vale "até nova ordem" e afeta participação da seleção masculina nas Eliminatórias e Copa do Mundo; equipe feminina fica fora da Eurocopa

A Fifa e a Uefa anunciaram, nesta segunda-feira (28), a suspensão de times da Rússia de todas as suas competições até nova ordem. A sanção veio porque as forças armadas russas invadiram a Ucrânia. Com isso, a seleção masculina da Rússia fica suspensa de participar das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Além disso, também não participará da Copa do Catar em si.

Seleção masculina da Rússia – Foto: Reprodução/Twitter
Leia Mais

“Não há espaço para neutralidade”, diz embaixadora da Ucrânia

“A Fifa e a Uefa decidiram hoje em conjunto que todas as equipes russas, quer sejam equipes representativas nacionais (seleções) ou equipes de clubes, serão suspensas da participação em competições da FIFA e da Uefa até novo aviso”, informaram em comunicado. “O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes [da Fifa e da Uefa] esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, conclui a nota.

Além disso, a Fifa também puniu a seleção feminina do país. A equipe estava prevista para participar da Eurocopa, na Inglaterra, mas também será suspensa. Aliás, a decisão da Fifa acontece no mesmo dia em que o COI (Comitê Olímpico Internacional) recomendou que atletas da Rússia ou de Belarus não sejam convidados para competições esportivas. O COI ainda pediu que, caso não seja possível a exclusão do evento, os atletas participem com neutralidade. Ou seja, sem utilizar símbolos nacionais, cores, bandeiras ou hinos dos países.