Acontece

Ex-embaixatriz da Ucrânia pede cassação de Arthur do Val

Foto: Reprodução/Twitter
Em um vídeo, Fabiana aparece bastante abalada e chama o parlamentar de "cretino" e "vagabundo"

Após a divulgação dos áudios com falas polêmicas, a ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, pediu aos deputados estaduais de São Paulo que cassem o mandato de Arthur do Val (Podemos-SP).

Em um vídeo, Fabiana aparece bastante abalada e chama o parlamentar de “cretino” e “vagabundo” e pede que ele tenha respeito pelas mulheres. “Você não tem noção do que o povo ucraniano está sofrendo (…) Deus que livre o governo de São Paulo de ter um governador como você, porque você é uma vergonha”, diz ela na gravação.

“Como brasileira, ex-embaixatriz da Ucrânia, mãe de uma jovem ucraniana, peço aos deputados estaduais e às autoridades de SP a cassação do mandato do Arthur do Val por crime contra a honra das mulheres ucranianas neste momento de tanto sofrimento”, escreveu Fabiana na rede social.

Em seguida, vários deputados estaduais responderam à ex-embaixatriz. “Não seremos lenientes diante dessa vergonha internacional! Esse comportamento não representa a Casa”, escreveu a deputada Janaína Paschoal (União Brasil).

Entenda o caso:

Em uma série de áudios gravados e enviados a um grupo de amigos no Whatsapp, o deputado estadual diz que as refugiadas são “fáceis” pelo fato de serem “pobres”.

“E detalhe: elas olham. E vou te dizer: são fáceis, porque elas são pobres. E aqui, cara, a minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história. Não peguei ninguém. Mas eu ‘colei’ em duas ‘minas’, que a gente não tinha tempo, em dois grupos de ‘minas’. E, assim, é inacreditável a facilidade. Essas ‘minas’ em São Paulo se você dá bom dia elas iam cuspir na tua cara. E aqui elas são supersimpáticas, super gente boa. É inacreditável”, disse ele em um dos áudios vazados.

Neste sábado (5), Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, voltou ao Brasil e falou sobre o polêmico áudio, no qual comenta sobre as mulheres ucranianas. Segundo ele, o áudio foi enviado a um grupo privado e teria ocorrido em um momento de descontração. “Foi quando relaxamos, após cruzar a fronteira. Era um áudio privado, que não está ligado com política”, garantiu.

Ao ser questionado sobre a fala “ucranianas são fáceis porque são pobres”, ele declara: “Não sou santo, sou homem, sou jovem. Vi um monte de mulheres bonitas sendo simpáticas, talvez porque em São Paulo as mulheres sejam mais inacessíveis.”

“Foi errado, não é isso o que eu penso. Falei besteira! Sou homem para assumir. Foi um áudio machista, assumo, peço desculpas a todas as mulheres”, disse à imprensa.