Acontece

Comitê Científico da Prefeitura do Rio libera uso de máscaras

O novo decreto foi publicado nesta segunda-feira (7)

Na manhã desta segunda-feira (7), a cidade do Rio de Janeiro decretou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em locais fechados.

Visto que a capital fluminense vem registrando queda nos números de mortes e de casos da covid-19, a nova medida foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes, do PSD, logo após uma reunião com Comitê Científico da Prefeitura que aconteceu na manhã desta segunda (7).

Aliás, em seu twitter, Eduardo afirmou que o passaporte de vacinação deixará de ser exigido quando 70% da população se vacinar com a dose de reforço. “Atendendo recomendação do comitê científico da prefeitura do Rio, edição extra do Diário Oficial nessa tarde libera do uso de máscaras em espaços abertos e fechados na cidade do Rio de Janeiro. Quando atingirmos 70% na dose de reforço, acaba tb o passaporte da vacinação”, disse Paes.

Inclusive, sobre as recomendações propostas pelo Comitê, os especialistas recomendam que o equipamento continue sendo usado por profissionais da área saúde e dentro das instituições de ensino. Além disso, o uso também deve ser mantido por pessoas imunossuprimidas, com comorbidades de alto risco, não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal.

Até o momento, o Rio é a primeira cidade brasileira a abolir oficialmente o uso de máscaras em ambientes fechados.

Já em ambientes externos, cidades como São Luiz, Goiânia, Belo Horizonte, Brasília e até o próprio Rio, já deixaram de cobrar o uso da máscara. Aliás, o governo do Estado de São Paulo pode anuncia uma flexibilização na próxima quarta-feira (9).