Acontece

No Japão, terremoto de magnitude 7.3 gera alerta de tsunami

Imagem: Associated Press
Fukushima, Tóquio e Miyagi foram algumas das cidades afetadas

Na noite desta quarta-feira (16), no Japão, um terremoto com 7.3 graus de magnitude foi registrado no norte do país e, assim, gerando um alerta de tsunami. Na hora, o tremor foi sentido em algumas cidades japonesas como Fukushima, Miyagi, Iwate e Tóquio.

Aliás, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o abalo provocado pelo terremoto ocorreu a uma profundidade de 60 quilômetros. Além disso, as autoridades solicitaram que moradores fiquem longe do oceano e foz de rios.

Após os tremores, o secretário-geral do governo do Japão, Hirokazu Matsuno, convocou uma coletiva de imprensa por volta das 00h30 (12h30 – no Brasil) para falar sobre a situação. “Nós estamos fazendo o nosso melhor. Um alerta de tsunami foi emitido de Miyagi até a administração de Fukushima por causa deste terremoto. Por favor, sejam cuidadosos e não se aproximem da costa“, disse a autoridade.

Além disso, a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio afirmou que cerca de 2 milhões de pessoas estão sem luz, sendo 700 mil apenas na capital japonesa. Ainda de acordo com a companhia, eles garantiram que já iniciaram uma checagem nos reatores nucleares da usina de Fukushima, na qual geram energia elétrica, e foram afetados em março de 2011 por outro terremoto que atingiu a mesma região, com magnitude 8,7, gerando um tsunami.

Até o momento, não há relatos de mortos ou feridos. Aliás, o primeiro-ministro, Fumio Kishida, disse que o governo está trabalhando para avaliar a extensão dos danos após tremores.