Acontece Política

Eduardo Leite renuncia ao governo do RS e fica no PSDB

Eduardo Leite - Foto: Maicon Hinrichsen/Palácio Piratini
Governador não disse a qual cargo vai concorrer nas eleições e é cotado como presidenciável

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (28) que renunciará ao cargo. A saída, aliás, deve ocorrer próxima ao dia 2 de abril, data limite para poder concorrer à presidência da República ou Senado. Além disso, o governador afirmou que permanecerá no partido.

Leite não disse a qual cargo concorrerá na eleições de outubro, mas relembrou as prévias do PSDB disputadas em novembro do ano passado – vencidas pelo governador de São Paulo, João Doria. Aliás, nas últimas semanas, foi ventilada a saída de Eduardo Leite do PSDB para concorrer à presidência no PSD, partido de Gilberto Kassab. “Não é sobre as prévias, sobre o partido, é sobre o Brasil. Não pode qualquer projeto outro estar acima do nosso sentimento de viabilizar uma alternativa para o país”, disse Leite.

Eduardo Leite e João Doria – Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
Leia Mais

Governo de Pernambuco libera uso de máscaras em locais abertos

No sábado (27), o governador paulista João Doria defendeu a permanência de Leite no partido, mas chamou de “golpe” qualquer tentativa de colocá-lo como candidato à presidência pelo partido e relembrou das prévias. “Diante de prévias realizadas com o amparo da Justiça Eleitoral, com investimentos também registrados na Justiça Eleitoral, as prévias valem. Qualquer outro sentimento diferente disso é golpe”, afirmou Doria.

Apesar de ter sido derrotado nas prévias do PSDB à Presidência da República, o governador segue cotado para disputar o cargo. Na última pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (23), Eduardo Leite aparece com 1% das intenções de voto no cenário sem o governador de São Paulo, João Doria.