Acontece

Cientistas criam pílulas que imitam benefícios da atividade física

Foto: Divulgação
A maioria dos estudos ainda estão em fase laboratorial

Está mais do que evidente que a prática de atividades físicas melhoram a qualidade de vida do ser humano. Mas você já imaginou se é possível obter esses benefícios sem precisar se movimentar? Segundo estudos realizados por diversos pesquisadores, isso está cada dia mais perto de se tornar realidade.

Tendo em vista que nem todo mundo consegue cumprir os 150 minutos semanais de exercício aeróbico moderado, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), seja por preguiça, falta de tempo ou incapacidade física, os cientistas estão desenvolvendo pílulas que imitam os benefícios das atividades.

Nos últimos cinco anos, pesquisadores de diversos laboratórios ao redor do mundo descobriram uma séria de substâncias benéficas liberadas durante ou após a prática do exercício físico, que vão desde um hormônio que queima a flacidez até uma proteína que aumenta a memória. Agora, eles buscam encapsular esses compostos. Pilulas, a depender da substância, impactaria no ganho muscular, na queima de gordura ou no aumento da capacidade pulmonar.

A maioria dos estudos ainda estão em fase laboratorial, em células ou animais. Ainda não se sabe quando serão desenvolvidas as pílulas e nem quando estarão disponíveis no mercado. Mesmo assim, são descobertas que ampliam as pesquisas e podem substituir completamente o exercício.

Com informações de O Globo