Acontece

Governo não exigirá quarentena a não vacinados nos aeroportos

Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress
Anvisa havia feito sugestões para maio, mas governo antecipou mudanças para abril

Os não vacinados que quiserem entrar no Brasil não precisarão mais fazer quarentena de 14 dias. O governo de Jair Bolsonaro (PL) adiantou a sugestão para este mês de abril, mesmo Anvisa aconselhando a esperar até maio. A portaria foi publicada ontem (01) em edição extra do Diário Oficial da União. As novas regras são de efeito imediato.

Passageiros que não completaram esquema vacinal poderão ingressar no país por via aérea apenas com a apresentação de teste de Covid-19 negativo, a ideia agora é dispensar a quarentena de não vacinados que apresentarem teste negativo no embarque.

A antiga regra, de dezembro, não permitia a entrada no país por voo internacional, os passageiros deveriam apresentar tanto o resultado negativo em teste quanto a carteira de vacinação.

Bolsonaro já anunciou em março que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciaria em abril “o fim da pandemia”. Porém o ministro, com informações da Folha de São Paulo, modulou o discurso ao ser alertado por auxiliares que não tem poder de encerrar a pandemia.