Acontece

Uso de máscara em locais fechados deixa de ser obrigatório em PE

Foto: AFP
No entanto, a máscara continua obrigatória no transportes coletivos, nas escolas e unidades de saúde no Estado

A partir desta quarta-feira (20), o uso de máscara em locais fechados deixa de ser obrigatório em Pernambuco. A liberação foi anunciada pelo governador Paulo Câmara nesta terça-feira (19). No final do mês passado, o governo já havia liberado o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos.

A decisão, conforme o governador, ocorreu devido à queda dos números da Covid-19 no Estado. Segundo ele, a semana epidemiológica 15, encerrada no último sábado (16), confirmou a diminuição de todos os indicadores da pandemia.

No entanto, em alguns locais fechados no estado, o uso da máscara ainda continua sendo obrigatório:

  • Ônibus, metrô e respectivos locais de acesso (embarque e desembarque);
  • Escolas;
  • Hospitais, consultórios e demais unidades de saúde.

Diante do declínio registrado em todos os indicadores da pandemia da Covid-19 no Estado, estamos retirando o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados. A obrigatoriedade seguirá mantida apenas nas escolas, transporte coletivo e unidades de saúde. Esse avanço que estamos promovendo no Plano de Convivência só está sendo possível porque, há dois anos, reforçamos a necessidade de uso desse tipo de proteção, e foi intensificado a partir da chegada das vacinas. Hoje, inclusive, atingimos o patamar de 80% da população imunizada com as duas doses ou a dose única. Além disso, mais de 80% dos maiores de 60 anos de idade já tomaram a de reforço”, disse Paulo Câmara.