Acontece

Desembargador Jones Figueiredo é nomeado membro da ABLM

Desembargador Jones Figueirêdo Alves - Foto: Assis Lima/Ascom TJPE
O decano do TJPE é um dos 18 primeiros membros da recém-criada Academia Brasileira de Letras da Magistratura

O decano do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jones Figueiredo Alves, é um dos 18 primeiros membros da recém-criada Academia Brasileira de Letras da Magistratura (ABLM). O título foi concedido ao magistrado nesta terça-feira (9) em cerimônia realizada no Museu da Justiça do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Além disso, houve a instalação da Academia pelo Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) e ainda a posse da nova mesa diretora do IMB.

Os outros integrantes da Academia Brasileira de Letras são o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; os ministros do STF Carlos Mário da Silva Velloso e Ellen Gracie Northfleet; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler; o ministro do STJ Carlos Fernando Mathias de Souza; os desembargadores Andréa Maciel Pachá (TJRJ), André Ricardo Cruz Fontes (TRF2), Antonio Carlos Esteves Torres (TJRJ), Carlos Eduardo Thompson Lenz (TRF4), Eduardo Mayr (TJRJ), Edvaldo Pereira de Moura (TJPI), Jones Figueiredo Alves (TJPE), Jorge de Oliveira Vargas (TJPR), José Ernesto Manzi (TRT 12), Nagib Slaibi Filho (TJRJ) e William Douglas (TRF2); e o juiz Jairo Vasconcelos Rodrigues Carmo (TJRJ).

Leia Mais

Cristiana Oliveira, a Juma de 1990, lança sua biografia no RJ

O presidente do IMB, Fábio Dutra, contou que a instalação da ABLM era um sonho de muitos magistrados. “Hoje a Academia está vinculada ao IMB. Em breve nós esperamos que ela possa prosseguir com seus próprios passos e autonomia. Nós queríamos muito ver a magistratura tendo a sua própria Academia Brasileira de Letras, reunindo acadêmicos de todo o país, profissionais da literatura, seja da área jurídica ou não, desde que se enquadrem no perfil que será estabelecido a partir desse momento inicial que estamos vivenciando hoje”, explicou o magistrado.

Após a entrega dos diplomas aos integrantes da ABML, o presidente do IMB instituiu a composição da diretoria da Academia: ministro Carlos Fernando Mathias de Souza (STJ) como presidente; desembargador Eduardo Mayr (TJRJ), 2º vice-presidente; desembargador Antonio Carlos Esteves Torres (TJRJ), 1º secretário; o desembargador Jorge de Oliveira Vargas (TJPR), 2º secretário; juiz Jairo Vasconcelos Rodrigues Carmo (TJRJ), 1º tesoureiro; desembargador André Ricardo Cruz Fontes(TRF2), 2º tesoureiro.