Acontece

Covid-19: Emergência sanitária chega ao fim depois de dois anos

Covid-19 no Brasil - Foto: Divulgação
O fim da medida não significa que a pandemia acabou, mas muda alocação extraordinária de verbas e aquisição de insumos

O Brasil decretou, neste domingo (22), o fim do estado de emergência sanitária devido à Covid-19, depois de dois anos e três meses. Nesse período, 665.657 mil pessoas morreram no Brasil devido ao coronavírus. Ainda assim, o fim da emergência sanitária não significa que a pandemia acabou, como realçou o próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. No sábado (21), a média de mortes diárias por Covid foi de 105, uma alta de 18% em duas semanas. Aliás, a situação mais crítica é em São Paulo, onde a média de mortes mais que dobrou nesse período.

Leia Mais

Ator de Power Rangers, Austin John, é preso por fraude milionária

A medida, na verdade, é de ordem gerencial. Ou seja, ela possibilita a alocação extraordinária de verbas para estados e municípios, exceções nas regras de aquisição de insumos e também contratação excepcional de recursos humanos. Segundo o Ministério da Saúde, isso deixou de ser necessário devido à “capacidade de resposta do SUS (Sistema Único de Saúde), a melhora no cenário epidemiológico no país e o avanço da campanha de vacinação”.

Aliás, não há qualquer mudança em relação a vacinação contra o coronavírus, que “está entre as medidas fundamentais para manter o controle da transmissão”, disse o Ministério da Saúde, realçando que todos os brasileiros devem completar o esquema vacinal com doses de reforço. Ainda assim, até sábado, 77% dos brasileiros haviam tomado pelo menos duas doses da vacina. Menos de metade tinha a terceira dose.