Acontece

Daslu, símbolo do alto luxo no início dos anos 2000, vai à leilão

Imagem: Daslu
O valor será usado para pagar os custos do processo de falência da marca

A Daslu, considerada um ícone varejista que por décadas representou o mais alto luxo da moda brasileira, vai a leilão nesta terça-feira (7). Inclusive, o templo fashion amarga hoje a derrocada de seu império em meio a escândalos de sonegação fiscal, formação de quadrilha e outras acusações.

De acordo com o site da casa de leilões Sodré Santoro, responsável pelo certame, o lance inicial do leilão é de R$ 1.411.022. Aliás, o valor será usado para pagar os custos do processo de falência da marca.

A multimarcas paulistana foi fundada na década de 1950 pelas socialites Lucia Piva Albuquerque e Lourdes Aranha. Ambas reuniam amigas da nata paulistana para mostrar roupas exclusivas em uma casa na Vila Nova Conceição, região nobre da capital. Além disso, foi nos anos 1990, já sob o comando de Eliana Tranchesi, que assumiu o negócio após a morte da sua mãe Lucia, que vieram as marcas internacionais. A Daslu foi uma das principais pioneiras nesse movimento quando até então só se tinha acesso a estes produtos em viagens ao exterior.

Leia mais
Carlinhos Maia fala após prisão de suspeitos por furtar sua casa

Com o crescimento, em 2005 a Polícia Federal deflagrou a Operação Narciso, em que ficou provado que havia um esquema de sonegação fiscal na Daslu, na qual a empresa não emitia notas fiscais para venda de mercadorias, além de falsificarem documentos e subfaturava notas.

Naquele mesmo ano, a dona da marca, a empresária Eliana Tranchesi, seu irmão Antonio Carlos Piva de Albuquerque, que era diretor financeiro na época, e outros diretores foram condenados. Os irmãos não chegaram a cumprir a pena estipulada de 94 anos. Eliana ficou presa por 12 horas, mas foi liberada no dia seguinte, pois passava por um tratamento de câncer, doença da qual faleceu em 2012. Depois disso, o caso dela foi encerrado. Já seu irmão ficou foragido até semana passada, quando foi preso. Agora, terá que cumprir pena de 7 anos e 8 meses de prisão, em regime fechado, por crimes contra a ordem tributária.

Com informações de O Globo.