Acontece

Brasil confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Varíola dos Macacos - Foto: Divulgação
Homem, de 41 anos, que viajou à Espanha, está isolado em hospital na cidade de São Paulo

primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi confirmado nesta quarta-feira (8), em São Paulo. O paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha, está em isolamento no Hospital Emílio Ribas. Além disso, a Prefeitura de São Paulo também monitora o estado de saúde de uma mulher de 26 anos, hospitalizada com suspeita de ter contraído a doença. Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a paciente passa bem.

Leia Mais

Homem é agarrado por orangotango em zoológico e fica desesperado

Aliás, o Ministério da Saúde informou, em nota divulgada na segunda-feira (6), que sete casos estão em investigação. Segundo a pasta, os estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e há ainda dois casos em monitoramento em Rondônia. Além disso, ainda segundo o ministério, os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde”.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea. Ela, geralmente, começa no rosto e cavidade oral, se espalhando para outras partes do corpo. A transmissão acontece por contato com um animal, pessoa ou materiais infectados com o vírus. Ou seja, pelo contato direto com sangue, pus, saliva, secreções respiratórias ou feridas de pessoas infectadas, assim como através de mordidas e arranhões de animais.