Acontece

Morre a jornalista e escritora Danuza Leão, aos 88 anos, no Rio

Danuza Leão durante entrevista em julho de 1993 — Foto: Otávio Magalhães/Estadão Conteúdo/Arquivo
Danuza sofria de enfisema pulmonar

Luto 😔 A jornalista, escritora e ex-modelo Danuza Leão faleceu na noite desta quarta-feira (22), aos 88 anos. Internada na clínica São Vicente, na zona sul do Rio de Janeiro, ela não resistiu a problemas respiratórios. Danuza sofria de enfisema pulmonar. A informação foi confirmada por familiares ao g1.

Danuza Leão (Foto: Leo Marti)

Irmã da cantora Nara Leão, Danuza nasceu em Itaguaçu, no Espírito Santo. Iniciou a carreira pelas passarelas, mas depois focou no jornalismo – sendo colunista de comportamento e estilo de vida. Logo se tornou um ícone da cultura carioca e nacional. Ela escreveu para o jornal Folha de S.Paulo por mais de 10 anos, até que a colaboração foi encerrada em 2013.

Danuza lançou livros que se tornaram verdadeiros best-sellers, como “Na sala com Danuza” e “Quase tudo”, a autobiografia na qual narra sua vida intensa e marcada por casamentos com figuras também centrais em sua época, como o jornalistas Samuel Wainer, com quem teve três filhos: Antônio Maria e Renato Machado. Ainda na década de 50, Danuza deu início a sua carreira como modelo. Ela foi a primeira brasileira a desfilar no exterior.

Danuza Leão com vestido do estilista Guilherme Guimarães, em 1966 (Foto: Reprodução)