Acontece

Quatro anos após incêndio: fachada do Museu Nacional será entregue

Museu Nacional do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Será entregue no dia 2 de setembro, mesma data em que aconteceu o trágico incêndio em 2018

A fachada do Palácio de São Cristóvão, sede do Museu Nacional no Rio de Janeiro, está em fase final de restauração. O trabalho será entregue no dia 2 de setembro, mesma data em que aconteceu o trágico incêndio em 2018. Aliás, o topo do Palácio, agora, será ocupado por réplicas das esculturas. As peças foram feitas após as chamas destruírem grande parte do acervo histórico e científico construído ao longo de duzentos anos. A reabertura completa do museu está prevista para 2027.

RELEMBRE O INCÊNDIO DE 2018

Na noite do dia 2 de setembro de 2018, o Museu Nacional foi atingindo por um incêndio de grandes proporções. Este foi o maior desastre da história da instituição, que ganhou repercussão na mídia internacional. Documentos, livros e coleções desapareceram; salas de aula, arquivos e laboratórios viraram cinzas.

Após o ocorrido, o corpo social do Museu Nacional foi tomado por um profundo sentimento de luto e de perda total. Felizmente, este não foi desfecho obtido. Graças ao trabalho da equipe de Resgate de Acervos do Museu Nacional, inúmeras coleções puderam ser recuperadas, parcial ou inteiramente modificadas pela ação do fogo.

Após as investigações, o inquérito concluiu que o incêndio se iniciou em um aparelho de ar condicionado no Auditório Roquette Pinto, no primeiro andar, bem próximo à entrada principal do museu. Além disso, a Polícia Federal descartou a hipótese de que o incêndio tenha sido criminoso, ou seja, provocado de forma proposital.

Museu Nacional
Museu Nacional do Rio de Janeiro, durante incêndio (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)