As escolas Império de Tijuca, do Rio, e Nenê de Vila Matilde, de SP, escolheram seus respectivos sambas enredos que irão homenagear nossa curandeira Lia de Itamaracá, nos desfiles do Carnaval 2024. O Império da Tijuca levará para a Marquês de Sapucaí, no dia 9 de fevereiro, pela Série Ouro, o samba “Sou Lia de Itamaracá cirandando a vida na beira do mar”, de autoria e desenvolvimento do carnavalesco Junior Pernambucano.
O enredo da Nenê de Vila Matilde em homenagem a Lia de Itamaracá foi batizado de “Cirandando a vida pra lá e pra cá sou Lia, sou Nenê sou de Itamaracá”. O samba vencedor é de autoria dos consagrados compositores Kaska, Léo do Cavaco, Silas Augusto, Luís Mancha. Dr. Elio, Vitão e Bruno Giannelli.
“A letra entrelaça lindamente elementos da vida de Lia com metáforas como ‘Flor de Açucena’, uma flor de origem africana que floresce contra todas as probabilidades”, observa Kaska, um dos compositores.
“O triunfo de Lia sobre a adversidade, sua emergência como um farol de luz em um cenário desafiador, reflete a tenacidade desta flor única. Lia de Itamaracá, personificação de força, determinação e riqueza cultural, brilha como estrela-guia neste expressivo samba enredo. A composição resume sua jornada da obscuridade ao reconhecimento global, celebrando seu profundo impacto na música, na cultura e na história”, diz o compositor.
Com uma agenda de vários shows programados até 2024, quando passará o Carnaval entre o Rio de Janeiro e São Paulo, Lia faz show no Pátio de São Pedro, no Som da Rural, dia 17 de setembro. No dia 21, recebe o título de Cidadã Paulista (PE). No dia 15 de outubro, faz show na Bienal do Livro, no Centro de Convenções. Em novembro volta para shows no Rio e em São Paulo, entre eles, um no Circo Voador, na festa da Império da Tijuca. Em dezembro, estará no Ceará. Em janeiro, uma grande festa está sendo planejada para comemorar os 80 anos de Lia, na Ilha de Itamaracá.
Adicionar comentário