Acontece

Israel sofre ataque surpresa de grupo palestino Hamas

Israel é bombardeado e sofre ataque surpresa de grupo palestino Hamas, na manhã deste sábado (7), deixando o país em estado de guerra. A imprensa israelense afirma que homens armados atiraram em pedestres, na parte sul, em Sderot. Os militares de Israel confirmam a infiltração dos palestinos através da Faixa de Gaza.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, diz “Cidadãos de Israel, estamos em guerra – não numa operação, não em rondas – em guerra”. Yoav Gallant, ministro de defesa, sustenta a posição tomada por Netanyahu acrescentando “Israel vencerá esta guerra”. O serviço de emergência israelense informou que ao menos, 22 pessoas foram mortas no ataque e centenas ficaram feridas, que é o mais mortal em anos.

Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), alegando estarem prontos para a guerra, dezenas de aviões do tipo caça, já estão em operação e realizam ataques aéreos em instalações do grupo Hamas, em Gaza.

Do outro lado, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, diz que seu povo tem o direito de se defender contra o “terror dos colonos e das tropas de ocupação”. Abbas, está conduzindo uma reunião de emergência com os altos funcionários da Autoridade Palestina. Nas últimas horas do confronto, vários líderes mundiais se pronunciaram e condenaram os atos violentos, também prestando solidariedade ao povo israelense, como o presidente da França, Emmanuel Macron, “total solidariedade com as vítimas, as famílias e os entes queridos”.