O democrata Joe Biden foi eleito o novo presidente dos Estados Unidos. Após dias de apuração, o resultado da votação foi confirmado neste sábado (7). Projeções das agências de notícia norte-americanas já atestam a vitória do democrata, que alcançou 284 votos do colégio eleitoral. Para a vitória, era necessário chegar aos 270 votos. O resultado da votação da Pensilvânia, estado natal de Biden, proporcionou a pontuação necessária para sua eleição.
A disputa, aliás, foi marcada por polêmicas protagonizadas por Donald Trump e também por viradas importantes alcançadas por Biden em regiões estratégicas. Na manhã desta sexta, por exemplo, Biden superou Trump na Geórgia.
LEIA MAIS
Bolsonaro sobre eleições nos EUA: ‘esperança é a última que morre’
Durante a apuração dos votos, inclusive, o republicano Donald Trump acusou, sem provas, que a eleição sofreu fraudes. As principais emissoras de televisão americana, aliás, interromperam a transmissão do discurso de Trump no momento em que ele citou os dados inverídicos e não comprovados.
Com a eleição, Joe Biden torna-se o 46º presidente dos Estados Unidos. E a vitória conta com recordes: Biden tornou-se o presidente eleito com mais votos no país. Com o resultado, Kamala Harris também conquista precedente histórico ao ser eleita primeira vice-presidente negra e de ascendência asiática da história do país.
Adicionar comentário