Acontece

Espanha listará pessoas que se recusarem a tomar vacina da Covid

Espanha - Foto: Reuters

A Espanha criará um cadastro de cidadãos que se negam a ser vacinados contra a Covid-19. A base de dados será compartilhada com outros países da União Europeia, mas não será divulgada para empresas ou ao público, de acordo com o ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, em anúncio nesta terça (29). Apesar da Espanha ter o nono maior número de casos de coronavírus do mundo, com  1,8 milhões, e o décimo maior número de mortes, pouco mais de 50 mil, profissionais de saúde do país discordaram da ideia e pediram cautela com o uso das informações na lista.

Percentual de espanhóis que não pretende tomar a vacina caiu de 47% para 28% em um mês – Foto: Emillio Morinatti//AFP

LEIA MAIS

Argentina é o 4º país da América Latina a vacinar população

“O mais importante é saber como o registro será usado”, disse Jose Luis Cobos, vice-diretor do Conselho Geral de Enfermagem da Espanha. “Se for para fins de saúde pública para entender melhor a Covid-19, e for anônimo, isso é uma coisa. Mas se for ‘agora estou na lista das pessoas más’, é outra coisa. Não achamos que um registro deva ser usado para infringir liberdades ou para serem usados contra pessoas”, acrescentou.

Contudo, horas depois da entrevista de Illa na televisão, a chefe da Agência de Medicamentos da Espanha, Maria Jesus Lamas, disse à rádio SER que o novo registro seria usado “para entender as causas por trás do declínio da vacinação.” “O registro é anônimo. Não há chance de identificar ninguém no registro”, acrescentou ela.

A mais recente pesquisa do Fórum Econômico Mundial-Ipsos sobre a confiança na vacina mostra que, em média, em 15 países, a intenção de vacinação caiu 4 pontos percentuais entre agosto e setembro. Na Espanha, a queda foi de 8 pontos: eram 72% os que diziam que se imunizariam quando a vacina estivesse disponível; passaram a 64%, à frente apenas da França (54%) entre os países pesquisados.