Acontece

Morre, aos 73 anos, o ex-governador de PE Joaquim Francisco

Foto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco
Político foi também prefeito do Recife e lutava contra um câncer

Morreu nesta terça-feira (3), aos 73 anos, o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco Cavalcanti. O político estava internado no Hospital Português, na área central do Recife, para tratar de um câncer.

No início deste ano, Joaquim passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor na próstata e estava se recuperando, quando uma metástase foi identificada. O político deixa esposa e filhos. Foi decretado luto oficial de sete dias no Estado.

Joaquim Francisco se formou como advogado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atuou como Procurador do Estado. Possui uma extensa trajetória política, tendo sido prefeito do Recife por dois mandatos, entre 1983 e 1985 e, depois, ente 1988 e 1990; foi deputado federal constituinte, ministro do Interior durante o governo de José Sarney e governador de Pernambuco entre 1990 e 1994.

Voltou a concorrer ao cargo de deputado federal, sendo eleito e permanecendo de 1998 a 2006, destacando-se como Presidente da Comissão Especial, que discutiu e aprovou a Lei de Responsabilidade Fiscal. Se filiou ao PSB em 2009 e foi suplente do senador Humberto Costa (PT). Publicou ainda artigos e livros.

Nomes da política lamentam morte de Joaquim Francisco

Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

“A trajetória de Joaquim se confunde com a história política de Pernambuco. Prefeito, deputado federal, ministro, governador… a nossa história carrega o DNA e o trabalho de Joaquim Francisco. Esse legado será eterno. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todos”, declarou em nota o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos).

“Joaquim Francisco era um exemplo da boa política de Pernambuco, dos homens públicos do nosso estado que foram exemplares para o Brasil. Ele deixa um legado de honradez e um vazio muito grande para nossa geração”, afirmou o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade).

Foto: Divulgação

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, presidente do PSDB no estado, partido ao qual Joaquim foi filiado por quatro anos, declarou que Pernambuco perdeu hoje um de seus grandes líderes. “Em meu nome e de todos que fazem o PSDB, seu último partido político, o nosso reconhecimento a esse grande homem público por toda uma vida dedicada a Pernambuco e à defesa dos ideais democráticos”.

O vereador do Recife, Samuel Salazar (MDB), ressaltou a perda que a morte de Joaquim Francisco representa para a política pernambucana. “Sua passagem representa uma grande perda para a política pernambucana. Desejo conforto aos familiares, amigos e admiradores deste ilustre pernambucano”.

O governador Paulo Câmara também homenageou o político. “Pernambuco perdeu hoje um de seus grandes líderes, o ex-governador, deputado e prefeito do Recife Joaquim Francisco. Em meu nome e de todos que fazem o PSDB, seu último partido político, o nosso reconhecimento a esse grande homem público por toda uma vida dedicada a Pernambuco e à defesa dos ideais democráticos. A sua família e inúmeros amigos, a nossa solidariedade neste momento de despedida”.

Foto: Divulgação

“Joaquim foi um homem de muitas conquistas e com uma trajetória marcada por muito trabalho e dedicação. Foi Prefeito do Recife, Governador de Pernambuco, Deputado Federal e Ministro de Estado, sempre com elevado espírito público. Mesmo militando em campos diferentes, tínhamos apreço e respeito mútuo. Sempre o identifiquei como um homem de bem, justo, trabalhador, correto e muito preparado. O ambiente político e social perde com o seu desaparecimento”, destacou o senador Jarbas Vasconcelos.

“A Câmara Municipal do Recife lamenta profundamente a morte do ex-prefeito do Recife e ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco. Ele nos deixa precocemente, após lutar com bravura contra um câncer. Um homem que pautou sua vida pública com sinceridade e ética. Sempre soube disputar a partir das ideias, sem jamais agredir ou atacar adversários. Certamente nos fará uma enorme falta. À família e aos muitos admiradores e amigos, nossos mais sinceros pesares”, disse em nota o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá.

Foto: Divulgação

“É com profundo pesar que recebo a triste notícia de que Pernambuco perdeu, hoje, um dos seus maiores líderes, um dos grandes pensadores e entusiasta da boa política. De uma trajetória marcada por grandes feitos e laços construídos em favor do nosso estado, destacou-se como prefeito, deputado federal, ministro e governador de Pernambuco. Construímos uma boa relação, da qual, com certeza, sentirei muita falta. Deixo aos familiares, amigos e apoiadores, meus mais sinceros sentimentos”, afirmou o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira.

O velório de Joaquim Francisco está marcado para esta quarta-feira (4), no Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife, entre as 8h e às 10h. O corpo do político será cremado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, numa cerimônia restrita à família.