Acontece

Comunidade judaica repudia falas de Lula

Após as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no programa ‘Conversa com o Presidente’, nesta terça-feira (14), representantes da comunidade judaica voltaram a criticá-lo.

Para o diretor do Olami Faria Lima, o rabino Rav Sany, a insistência do presidente revela a necessidade de “conhecer melhor o assunto”.

“O presidente insiste em comparar o incomparável: uma organização terrorista como o Hamas, que usa seus próprios cidadãos como escudo humano, com um estado democrático e pluralista, como Israel, que só quer se defender do ataca bárbaro e selvagem, além do desejo de resgatar reféns. Lamento profundamente”.

O Instituto Brasil Israel (IBI), em nota, manteve a posição contra a avaliação de Lula. “É uma pena que o governo do Brasil, diante da tragédia da guerra, perca o equilíbrio e a ponderação, reduzindo a possibilidade de contribuir de maneira decisiva e propositiva com negociações entre as várias partes no conflito”.

Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), classificou as falas como “equivocadas e perigosas”. “Além de equivocadas e injustas, falas como essa do presidente da República são também perigosas. Estimulam entre seus muitos seguidores uma visão distorcida e radicalizada do conflito, no momento em que os próprios órgãos de segurança do governo brasileiro atuam com competência para prender rede terrorista que planejava atentados contra judeus no Brasil”, diz Lottenberg.