Acontece

Ex-diretor do Inpe comanda palestra no Recife

Ricardo Galvão comanda palestra no Recife nesta sexta (23) - Foto: Divulgação
Ricardo Galvão desembarca no Recife nesta sexta (23)

O ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Ricardo Galvão desembarca nesta sexta-feira (23), no Recife. Ele comanda, às 16h, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), palestra com o tema “O Inpe e o Monitoramento dos Biomas Brasileiros”. O bate-papo ocorrerá no auditório Professor Newton Maia, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). Vale lembrar que Galvão foi exonerado do cargo no dia 3 por Bolsonaro após ter divulgado alertas sobre o avanço do desmatamento mapeados pelo instituto.

Leia Mais

Thiago Nigro, do canal ‘O Primo Rico’, fará palestra no Recife

Ricardo Galvão fará inicialmente uma apresentação das principais atividades do Inpe, seguida de uma descrição mais detalhada de seus sistemas de monitoramento do desmatamento nos diversos biomas brasileiros. O coloquialista fará também um relato dos fatos relativos à recente controvérsia sobre dados de desmatamento no país com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Ricardo Salles, que levaram à exoneração de Ricardo Galvão da diretoria do Inpe.

Carreira
O físico Ricardo Galvão – Foto: Lucas Lacaz Ruiz

Ricardo Galvão é formado em Engenharia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É também doutor em Física de Plasmas Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

O ex-diretor do Inpe é ainda membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e integra o Conselho da Sociedade Europeia de Física. Em 1983, tornou-se livre-docente em Física Experimental na Universidade de São Paulo (USP). Antes de assumir o Inpe, ele foi diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e presidiu a Sociedade Brasileira de Física (SBF). Foi indicado à direção do Instituto de Pesquisas Espaciais após processo de seleção realizado por meio de comitê de especialistas. Dirigiu o órgão de setembro de 2016 até o início do mês de agosto deste ano.