Política

Eduardo questiona se povo choraria caso bomba atingisse Congresso

Eduardo Bolsonaro - Foto: Maandel Ngan/AFP/Divulgação
O parlamentar afirmou que Vera Magalhães tenta "criar atrito" entre o Congresso e o presidente Jair Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) atacou a jornalista Vera Magalhães. Ele afirmou que ela tenta “criar atrito” entre o Congresso e o presidente Jair Bolsonaro. Em seu Twitter, o parlamentar comentou uma postagem da jornalista em que ela destaca uma declaração de Bolsonaro feita em 2018.

“Se houvesse uma bomba H no Congresso você realmente acha que o povo choraria? Ou você só faz isso para tentar criar atrito entre o Presidente e o Congresso?”, questionou Eduardo. No post de Vera, a jornalista destacou que Jair Bolsonaro havia afirmado, em 2018, que “haveria festa no Brasil” se “caísse uma bomba H no Parlamento”.

Políticos e autoridades têm criticado o presidente, nesta quarta (26), por ele ter compartilhado um vídeo convocando manifestações contra o Congresso. O vídeo exibe a facada que o então candidato à presidência sofreu em Juiz de Fora (MG), em setembro de 2018, para dizer que ele “quase morreu” para defender o país e que agora precisa “que as pessoas vão às ruas para defendê-lo”.

O vídeo acompanha a seguinte mensagem: “15 de março/Gen Heleno/Cap Bolsonaro/O Brasil é nosso, não dos políticos de sempre”. Mais cedo, Bolsonaro respondeu às manifestações contrárias à divulgação do vídeo afirmando se tratar de “troca de mensagens de cunho pessoal, de forma reservada”. “Qualquer ilação fora desse contexto são tentativas rasteiras de tumultuar a República”, afirmou.

Posição de Tadeu Alencar

O líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar, se posicionou em relação à declaração do presidente Jair Bolsonaro. Confira a nota na íntegra:

Tadeu Alencar

“É extremamente grave a atitude do presidente da República ao compartilhar, em rede social, uma mensagem de grupos extremistas que pregam – em manifesta afronta à Constituição – o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. Ao se permitir tamanho ataque à Democracia, que não prescinde do funcionamento independente e harmônico dos Poderes, o Presidente Bolsonaro demonstra um desprezo pelas instituições que não pode passar em vão. É necessário enérgica resposta do parlamento, da Suprema Corte mas, em especial, da sociedade, que há muito tem minimizado os arroubos autoritários de quem jurou, mas esqueceu rápido, defender a ordem democrática. Se claudica nesse dever fundamental deve ser chamado à responsabilidade. O Presidente brinca com fogo; os democratas de todos os colores não devemos permiti-lo, sob pena de grave omissão histórica”.

 

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar