Política

Saiba quem são os 11 candidatos à Prefeitura do Recife

Saiba quem são os 11 candidatos à Prefeitura do Recife
Candidatos à Prefeitura do Recife - Foto: Montagem/Reprodução.
Conheça o perfil de cada candidato.

A quarta-feira (16) marcou o último dia para os partidos oficializarem as candidaturas para prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano. Findo o prazo, conheceremos, agora, todos os nomes que disputarão o pleito pela Prefeitura do Recife.

Aliás, a campanha eleitoral de 2020 pela capital pernambucana promete ser das mais disputadas. Inclusive, há candidaturas de diversas coligações partidárias, ideologias e propostas. Vale destacar que já no período pré-eleitoral ocorreram alianças e desistências que mudaram os rumos da disputa.

Veja, abaixo, quem são os 11 candidatos que disputam a Prefeitura do Recife. Eles são apresentados, com informações do Blog da Folha, em ordem alfabética.

Alberto Feitosa (PSC)
Saiba quem são os 11 candidatos à Prefeitura do Recife
Alberto Feitosa – Foto: Reprodução/Alepe.

Vice: Pastor Wellington Carneiro (Patriota)
Coligação: PSC, Patriota e Democracia CristãAlberto Feitosa, 57 anos, é coronel da Polícia Militar de Pernambuco. Ele é pós-graduado em Empreendedorismo e Gestão de Negócios pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi secretário de Turismo de Pernambuco e secretário de Saneamento da Prefeitura do Recife. Exerce seu quarto mandato como deputado estadual e, atualmente, é vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Carlos Andrade Lima (PSL)
Carlos Andrade Lima – Foto: Reprodução.

Vice: Rosaly Almeida (PSL)
Coligação:
PSL
Carlos Andrade Lima, 39 anos, é advogado e atua na iniciativa privada desde 2004. Filiou-se ao PSL em 2018 e será candidato a um cargo público pela primeira vez. É casado e tem dois filhos.

Charbel Maroun (Novo)
Charbel Maroun – Foto: Divulgação.

Vice: André Teixeira (Novo)
Coligação:
Novo
Charbel Maroun, 44 anos, é natural de Belo Horizonte (MG) e ocupa o cargo de procurador do Recife. Pós-graduado em Direito Público e Tributário, ele foi um dos fundadores do Partido Novo em Pernambuco. Ele foi eleito presidente da Associação dos Procuradores do Recife, vice-presidente da Federação Pernambucana de Procuradores Municipais e Diretor da Associação Nacional de Procuradores Municipais.

Claudia Ribeiro (PSTU)
Cláudia Ribeiro – Foto: Reprodução/TV Globo.
Vice: Kátia Teles (PSTU)

Coligação: PSTU
Claudia Ribeiro, 48 anos, é professora e militante. Nascida no Rio de Janeiro, mora no Recife desde os 7 anos. É formada em pedagogia pela UFPE e fez parte do Diretório Acadêmico deste curso. Atualmente, é professora da rede de ensino da Prefeitura do Recife.

João Campos (PSB)
Saiba quem são os 11 candidatos à Prefeitura do Recife
João Campos – Foto: Arthur de Souza.

Vice: Isabella de Roldão (PDT)
Coligação:
PSB, PDT, PCdoB, MDB, PSD, Rede, PV, PROS, Avante, Republicanos, PP, Solidariedade
João Henrique Campos, 27 anos, é engenheiro e está em seu primeiro mandato como deputado federal. Foi o candidato mais votado da história de Pernambuco. Em 2014, ele foi eleito secretário de Organização Estadual do PSB. Em 2016, assumiu o cargo de chefe de Gabinete na gestão do governador Paulo Câmara. Na Câmara Federal, foi autor da CPI do Óleo e integrou a comissão externa de fiscalização do Ministério da Educação.

Marco Aurélio (PRTB)
Marco Aurélio – Foto: José Britto

Vice: coronel José Alves (PRTB)
Coligação:
PRTB
Marco Aurélio de Medeiros Lima, 55 anos, é deputado estadual em Pernambuco e atua como líder da oposição ao Governo Paulo Câmara. Advogado é pós-graduado em Ciências Políticas. Ele foi vereador do Recife por dois mandatos consecutivos, entre 2012 e 2018, e também foi primeiro-secretário da Câmara Municipal entre 2016 e 2018. Fundou a Força Sindical de Pernambuco exercendo a vice-presidência nacional até 2006.

Marília Arraes (PT)
Saiba quem são os 11 candidatos à Prefeitura do Recife
Marília Arraes – Foto: Reprodução.

Vice: João Arnaldo (PSOL)
Coligação:
PT, PSOL, PTC E PMB
Marília Valença Rocha Arraes de Alencar, 36 anos, é advogada e foi vereadora do Recife por três mandatos consecutivos. Também foi secretária de Juventude e Qualificação Profissional da capital pernambucana. Está em seu primeiro mandato como deputada federal.

Mendonça Filho (DEM)
Saiba quem são os 11 candidatos à Prefeitura do Recife
Mendonça Filho – Foto: Alan Marque/Folhapress.

Vice: Priscila Krause (DEM)
Coligação:
DEM, PSDB, PTB, PL
José Mendonça Bezerra Filho, 54 anos, é administrador de empresas e consultor na área de educação e gestão pública. Foi deputado estadual, secretário de Agricultura do Estado, vice-governador de Pernambuco nas duas gestões do governador Jarbas Vasconcelos (1999-2003/ 2003-2006), governador, deputado federal por três mandatos e ministro da Educação.

Patrícia Domingos (Podemos)
Patrícia Domingos – Foto: Divulgação.

Vice: Léo Salazar (Cidadania)
Coligação:
Podemos e Cidadania
Patrícia Domingos tem 38 anos e disputa seu primeiro mandato eleitoral. Ela é formada em direito, com pós-graduação em direito público. Nascida no Rio de Janeiro, ela assumiu o cargo de delegada da Polícia Civil de Pernambuco em 2008 e se mudou para a capital de Pernambuco. A delegada ficou conhecida por sua atuação como Delegada Titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (DECASP), onde atuou por quatro anos.

Thiago Santos (UP)
Thiago Santos – Foto: Reprodução/TV Globo.
Vice: Aníbal Valença (PCB)

Coligação: UP, PCB
Thiago Santos tem 35 anos é um dos fundadores da Unidade Popular. É advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho. Recifense, tem uma trajetória de militância no movimento estudantil e foi dirigente do sindicato de operadores de telemarketing de Pernambuco e da Federação Interestadual de trabalhadores em telecomunicações (Fitratelp).

Victor Assis (PCO)
Victor Assis – Foto: Reprodução/TV Globo.

Vice: Roberta Rita
Coligação:
PCO
Victor Assis, 25 anos, é recifense e milita no Partido da Causa Operária desde 2015. O candidato é músico e técnico em eletrônica, além de apresentador da Causa Operária TV. Ele é integrante do Coletivo de Negros João Cândido e da comissão de redação do Diário Causa Operária.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar