Acontece

Brasil pode fechar ano perdendo menos empregos que em 2015 e 2016

(Brasília - DF, 12/02/2020) Palavras do Ministro de Estado da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes. Foto: Marcos Corrêa/PR

De acordo com pronunciamento do ministro da economia Paulo Guedes nesta quinta (19), a geração de empregos no segundo semestre pode fazer o país fechar 2020 perdendo menos postos de trabalho que na recessão de 2015 e 2016. O ministro voltou a defender a desoneração da folha de pagamentos e criticou o Congresso Nacional por interditar o debate sobre o tema.

“Na maior crise global, nós podemos terminar o ano com um terço ou um quarto dos empregos que foram perdidos na recessão autoimposta [de 2015 e 2016”, declarou Guedes, durante o 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).

LEIA MAIS

Nizan critica Réveillon em Trancoso e recebe reclamações na web

Ministro da Economia, Paulo Guedes – Foto: Carl de Souza/AFP

Segundo o ministro, nessa época do ano, em 2015 o país já havia perdido 650 mil empregos formais e, em 2016, 687 mil vagas com carteira assinada, contra cerca de 550 mil este ano. Mas, como a expectativa é de continuar a geração de postos até o fim do ano, o saldo negativo pode ficar ao redor de 300 mil.

O ministro ainda disse que a maior parte da inteligência brasileira acredita em economia planificada, quando o avanço da China é explicado por sua parte voltada ao capitalismo. “Hoje existe pouca tolerância com o governo conservador, mas houve 10 anos de crise econômica enfrentados com paciência.” Além disso, por diversas vezes, o ministro defendeu a criação de um imposto sobre transações digitais para cobrir a perda de arrecadação com a desoneração da folha.