Acontece

Jarbas de volta ao Brasil com a missão de ajudar Rodrigo Maia

Jarbas Vasconcelos participou da 22ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - Foto: Cortesia
Deputado federal participou da 22ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

O deputado federal Jarbas Vasconcelos, integrante da União Interparlamentar, voltou ao Recife nesta quarta (16), após participar da 22ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O evento foi realizado em Marrakesh e reuniu 35 mil pessoas.

Na agenda dos próximos dias, Jarbas vai focar no apoio ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que tenta viabilizar sua candidatura efetiva ao cargo. O pernambucano solicitou parecer jurídico que defende a candidatura do democrata, que assumiu o cargo no chamado “mandato tampão”, com a cassação de Eduardo Cunha.

Jarbas solicitou ao jurista e professor da Universidade de São Paulo (USP), o pernambucano Heleno Tavares Torres, o parecer que respalda Maia. Em 46 páginas, o documento relata que o atual presidente da Casa só ficaria impossibilitado de concorrer em 2017 ao cargo se atendesse aos critérios estabelecidos pela Constituição Federal; ser membro eleito para a Mesa Diretora, com mandato de 2 anos e no primeiro ano da legislatura. “E o parecer deixa muito claro que Rodrigo Maia não se enquadra em nenhum desses itens, já que não compunha a Mesa Diretora, não exerce mandato de dois anos e nem ocupou o cargo no primeiro ano da legislatura”, defende Jarbas.