Acontece

Políticos falam sobre o legado deixado pelo ex-ministro Armando Monteiro Filho

Lula, Jarbas Vasconcelos e Mendonça Filho foram alguns dos nomes que manifestaram suas condolências - Foto: Divulgação
Nomes como Bruno Araújo, Fernando Bezerra Coelho e Raquel Lyra falaram sobre a trajetória de Armando Filho

Muitos nomes da cena política prestaram as últimas homenagens e relembraram momentos sobre a amizade e vida do empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho, que faleceu nesta terça (2). Ministros, deputados, senadores e prefeitos falaram algo sobre a vida do político que faleceu aos 92 anos. Confira alguns depoimentos:

Luiz Inácio Lula da Silva, (PT), ex-presidente da República 
“É com muita tristeza que recebemos a notícia da perda de Armando Monteiro Filho, meu conterrâneo e amigo de longa data. Armando conciliou a vida como empresário com a atuação política, auxiliando a construção de um Brasil melhor nas funções de deputado estadual, federal e ministro de Estado no governo Jango. O povo pernambucano e o Brasil perdem um grande homem. Minha solidariedade à família neste momento de dor.”

José Sarney, ex-presidente da República
“Queria me solidarizar com o povo de Pernambuco e a família de Armando Monteiro pela grande perda, que não somente o Estado acaba de sofrer, mas o País, onde ele se destacou como um grande político, do qual tive orgulho de ser amigo e contemporâneo no congresso nacional, onde testemunhei as suas reiteradas demonstrações de patriotismo e de amor a Pernambuco e ao Brasil.”

Mendonça Filho (DEM), ministro da Educação
“Tinha uma relação familiar de longevidade com dr. Armando Monteiro, amigos dos meus pais e dos meus sogros. Homem cordial, do diálogo, conseguia se relacionar com todos os segmentos da política. Inegável sua presença marcante na história da vida empresarial do Estado. Como pernambucano, venho expressar minha total solidariedade aos familiares e amigos.”

Fernando Bezerra Coelho (PMDB), senador
“Armando Monteiro Filho foi um homem que mereceu todo nosso respeito e admiração. Um homem público absolutamente comprometido com as melhores causas, lutou uma vida inteira pela democracia e pelo Brasil. Deputado estadual e federal, foi ministro da Agricultura do ex-presidente João Goulart e candidato ao Senado na chapa de Miguel Arraes em 1994. Pai de família exemplar, jamais deixou de estar ao lado da esposa, dos filhos e dos parentes, mesmo com tantos afazeres na vida pública e empresarial. Seu legado não será apagado. Armando é parte fundamental da história de Pernambuco. Minha solidariedade aos familiares e amigos, que possam encontrar conforto nesse momento de pesar.”

Humberto Costa (PT), senador 
“Pernambuco perdeu um dos seus mais expressivos quadros na vida política e empresarial. Tive a oportunidade de externar meu reconhecimento a esse grande homem público quando o indiquei para receber o Diploma José Ermírio de Moraes, no Senado Federal, em homenagem à sua brilhante, exitosa e honrada trajetória de vida. A morte de Armando Monteiro Filho nos deixa a tristeza da sua ausência. Mas fica impresso na memória do nosso Estado o exemplo da forma elevada como pautou sua atuação na vida pública.”

Jarbas Vasconcelos (PMDB), deputado federal
“Pernambuco e o Brasil perdem muito com o falecimento de Armando Monteiro Filho. Ele foi uma figura singular, com um círculo de amizade extremamente amplo, o que reforça a tese de que só acumulou amigos e admiradores ao longo de sua vida. Foi um chefe de família exemplar, sempre cuidadoso e preocupado com todos. Um empresário de sucesso e que sempre soube superar as dificuldades. Vai fazer muita falta. À família, meus sinceros sentimentos.”

Tadeu Alencar, deputado Federal
“Armando Monteiro Filho engrandeceu a atividade política e empresarial no Brasil. Ele sempre teve posições alinhadas ao campo progressista, colocando-se ao lado das melhores causas do País e de Pernambuco. Foi um democrata e um empreendedor com plena consciência do papel que devia exercer para tornar melhor nossa realidade social. Hoje, Pernambuco lamenta, mas também reverencia, um grande pernambucano”.

Bruno Araújo (PSDB), deputado federal 
“Pernambuco e o Brasil perderam Armando Monteiro Filho, uma importante referência de homem público e empresário que sempre se conectou às legitimas causas sociais pensando de forma coletiva. Deixo aqui os meus sentimentos a toda a família.”

Danilo Cabral (PSB), deputado federal 
“Dr. Armando foi um brasileiro digno. Um cidadão do bem! Cumpriu uma passagem bonita entre nós. Enquanto cidadão era uma pessoa generosa e fidalga. Pai de família exemplar. Como homem público, sempre teve uma preocupação com a justiça social e a redução das desigualdades no Brasil. Que Deus o guarde em lugar especial e conforte toda a sua família.”

Augusto Coutinho (SD), deputado federal

“Infelizmente tivemos que começar o ano de 2018 com a triste notícia da morte do ex-ministro Armando Monteiro Filho. Empreendedor nato, figura de grande contribuição para a sociedade pernambucana, com grandes serviços prestados. Foi meu padrinho de casamento, além de um grande amigo do meu pai. Presto aqui minha solidariedade a sua esposa Do Carmo, seus filhos Armando Neto, Eduardo, Letícia e Horácio, netos, bisnetos, familiares e amigos nesse momento de luto e dor.”

Fernando Monteiro (PP), deputado federal
“Pernambuco e o Brasil perderam, hoje, Armando Monteiro Filho. Empresário de sucesso, Tio Armandinho, como era carinhosamente chamado na família, teve, durante toda a sua existência, uma grande preocupação com o social. Dedicou seus esforços à família e a melhorar a vida dos pernambucanos e brasileiros por meio da política. Serviu ao Estado e ao País como secretário, deputado federal e ministro da Agricultura. Sua partida deixa uma imensa lacuna para todos nós. Mas seu exemplo fica como uma grande referência a ser seguida, tanto na vida pública quanto na familiar.”

Roberto Freire, deputado federal
“Pernambuco está de luto. Faleceu o ex-ministro Armando Monteiro Filho. Um democrata e resistente contra a ditadura e que também por isso ganhou profundo respeito político. Em meu nome e do PPS,que presido, os nossos pêsames extensivo a família.”

André Ferreira (PSC), deputado estadual 
“O ministro Armando Monteiro Filho honrou como poucos o nome de Pernambuco com a sua trajetória reta e íntegra. Num momento tão conturbado da política brasileira, a sua ponderação e gentileza farão falta. Deixo aqui meus sentimentos pesar à esposa, Dona Do Carmo, e aos filhos Armando Monteiro Neto e Eduardo Monteiro, pelos quais estendo meus pêsames aos demais familiares.”

Priscila Krause (DEM), deputada estadual
“Pernambuco perdeu hoje empresário e figura pública de destaque, nome com experiência quase incomparável, participante de lutas em prol do nosso desenvolvimento, tanto na trincheira política quanto pelo meio dos negócios. Meu abraço carinhoso a dona Do Carmo, filhos, netos, bisnetos e a toda a família do sempre gentil e educadíssimo Armando Monteiro Filho, com a certeza do conforto de uma vida exemplar aqui na Terra.”

Silvio Costa Filho (PRB), deputado estadual
“Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento de Dr. Armando Monteiro Filho, um exemplo de homem público, pai e amigo. Uma de suas principais marcas sempre foi a solidariedade e, acima de tudo, a lealdade a seus amigos. Como homem público, sempre praticou a boa política, atuando com ética, seriedade e respeito às pessoas. Em sua trajetória sempre colocou os interesses públicos à frente dos pessoais. Dr. Armando Filho sempre será um exemplo para a minha e para as próximas gerações. Ninguém no Estado pode contar a história de Pernambuco sem falar do legado desse grande pernambucano.”

Alberto Feitosa (SD), deputado estadual
“Presto minha solidariedade aos familiares e amigos do empresário e ex-deputado Armando Monteiro Filho por sua partida nesta manhã. Armando teve uma grande atuação na política universitária, estadual e nacional, atuando como secretário de governo de Pernambuco e Ministro da Agricultura no governo João Goulart. Sua inteligência, retidão, hombridade e luta pelo nosso país estarão sempre marcadas na sua história. Forte Abraço.”

Professor Lupércio, prefeito de Olinda
“O ano inicia com o pesar pela perda de um homem que colocou a vida a serviço do desenvolvimento da sociedade. Armando Monteiro Filho sempre esteve ao lado de Pernambuco e do Brasil, tendo, além de empresário destacado, servido como deputado estadual, federal e ministro da Agricultura. Deixo minhas condolências para os amigos e familiares.”

Lula Cabral (PSB), prefeito do Cabo de Santo Agostinho
“Em nome do Povo do Cabo de Santo Agostinho, lamentamos o desaparecimento do Dr. Armando Monteiro Filho. Dr. Armando Filho fez história na vida e na política, por sua inteligência política, por sua gentileza no trato com as pessoas, além da retidão e integridade de seu caráter. Pernambuco e o Brasil sentirá sua ausência. Meus sinceros sentimentos aos familiares, especialmente a Dona Do Carmo, Armando Monteiro Neto e Eduardo Queiroz Monteiro.”

Raquel Lyra (PSDB), prefeita de Caruaru

“É com muito pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-ministro da Agricultura Armando Monteiro Filho. Homem que teve uma longa trajetória no empresariado e lutou firmemente pela democracia e pelos interesses de Pernambuco e do Brasil. Presto minha solidariedade aos seus familiares e amigos.”

Izaías Régis (Prefeito de Garanhuns)
“Ele era um homem de inúmeras qualidades, um empresário e político extremamente ético. Homem de posses, mas com uma humildade latente. Um excelente filho, excelente pai, excelente marido, me solidarizo com cada um da sua família nesse momento de extrema tristeza.”

Marília Arraes (Vereadora do Recife)
“Neste momento de luto e dor, solidarizo-me com a família do Dr. Armando Monteiro Filho, um dos principais quadros empresariais de Pernambuco. Ex-deputado estadual e federal, ex-ministro da Agricultura (do governo João Goulart), Armando Filho sempre defendeu os interesses de Pernambuco, através de uma postura progressista, visionária e democrática. Em 1994, disputou o Senado na chapa do ex-governador Miguel Arraes e teve, como sempre, um importante papel no debate eleitoral. Sua capacidade de mediar, algo raro em tempos de tanta intolerância, fará muita falta a todos que ficam. Meus sinceros sentimentos à família.”