Acontece

Morre Nildo Nery, fundador da Associação Criança Cidadã

Muito prestigiado em vida, Nildo chegou a receber 16 vezes o Título de Cidadão, por diversos municípios - Foto: Divulgação
Além de presidir a associação beneficente, Nildo foi presidente do TJPE

Faleceu na manhã desta quarta (3), o fundador da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), Nildo Nery dos Santos. O desembargador aposentado e ex-presidente do TJPE estava internado desde o início do mês de setembro no Real Hospital Português e lutava contra um quadro de debilidade dos órgãos decorrente da idade. Nildo Nery permaneceu na presidência da instituição até julho de 2017, quando transferiu as atribuições para a arquiteta Myrna Targino, até então diretora financeira. O velório e sepultamento acontece no cemitério Morada da Paz. O horário será anunciado nas páginas da ABCC e da Orquestra Criança Cidadã no Facebook.

LEGADO NO MEIO JURÍDICO

Nildo Nery dos Santos nasceu em 19 de novembro de 1934, na cidade de Goiana. Foi juiz de Direito da Comarca de Condado, Quipapá, Garanhuns e da 2ª Vara do Júri do Recife; juiz corregedor das Comarcas de 2ª Entrância; desembargador-presidente da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco; desembargador-presidente da Seção Criminal; vice-presidente do Tribunal de Justiça; presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (2000-2001). Realizou o sistema de mutirões para agilizar a resolução de processos, criou o primeiro Centro de Justiça Terapêutica, ajudando réus com problemas mentais. O desembargador Nildo Nery também já foi diretor-geral da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (1987-1991); diretor-adjunto da Escola Nacional da Magistratura (1992-1998); e professor convidado da UFPE, ministrando aulas da disciplina Criminologia, no Curso de Mestrado da Faculdade de Direito da universidade.