Acontece

Kéfera debate com homem na plateia sobre feminismo no Encontro

Kéfera e Heloisa Buarque de Hollanda defendem o feminismo no palco - Foto: Reprodução/TV Globo
A atriz falou que o convidado estava praticando mansplaining

A atriz Kéfera, que saiu do YouTube direto para a novela “Espelho da Vida”, estava entre os convidados do Encontro com Fátima Bernardes desta quinta-feira (13). O tema do programa era sobre feminismo e um dos homens da plateia praticou mansplaining. Diante disto, ela não pensou duas vezes em rebater a fala machista dele.

A história começou quando Fátima juntou as figuras masculinas da plateia e ouviu o que elas tinham a dizer sobre feminismo. Wallace pediu para participar, já que para ele o conceito de igualdade só acontece no papel e não na prática.

“O que acontece é o seguinte: na teoria, elas falam “nossa, temos que respeitar, tem que ser isso, tem que ser aquilo”, mas na prática começam as agressões, né?! Isso, por exemplo, foi em uma rede social. Um cara falou assim: “poxa, eu sou trabalhador, carrego um monte de cimento, sou muito mais forte que as mulheres”. Opinião dele. E ainda acrescentou assim: “Elas deveriam me valorizar”. E, caraca, parece que ele mexeu com uma colmeia. Veio um bando de mulheres para falar: “você mexeu com uma, mexeu com todas. Quero ver se você é macho o suficiente”. Ele automaticamente excluiu a rede social. Isso era uma opinião dele”, explicou Wallace.

Em seguida, Fátima questionou o jovem se ele achava que os diretos dos homens e das mulheres eram iguais. “Não, não são iguais. Quando elas falam, por exemplo, em assédio, reivindicando os direitos, tudo bem”, afirmou ele. Neste momento, Kéfera interrompeu Wallace e disparou: “Explica mais”, em tom irônico.

O participante respondeu a atriz na mesma hora. “Vou explicar. Salários diferentes na mesma função não concordo. Isso que eu estou falando. Elas brigando por isso, tudo bem. Mas, por exemplo, eu estava fazendo uma peça na faculdade e eu simplesmente toquei em uma feminista e falei: “poxa, onde fica o banheiro?”. Ela olhou pra mim, me encarou assim e parecia que seria uma cena da novela “Beijo do Vampiro”. Eu não podia falar nada com ela”, disse.

Logo depois da fala de Wallace, Kéfera deu uma aula sobre um dos termos frequentemente vistos em situações machistas. “O que você está fazendo é mansplaining, que é o homem explicar o feminismo para a mulher. Não é necessário. A gente sabe muito bem o que é feminismo. A gente entende seu ponto de vista, mas ele é desnecessário”. Neste instante, a atriz começou a ser aplaudida pelo auditório.

Ao tentar rebater o que Kéfera falou, ela parou Wallace. “Agora você está manterrupting, que é quando você tenta interromper uma mulher que está explicando o feminismo para vocês. Wallace, entenda, não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e respeitar. Você não pode nos ensinar”, concluiu ela.