Acontece

Busca por intercâmbio cresce entre pessoas da terceira idade

A busca por conhecimento inspira os mais experientes a visitarem novos lugares longe de casa

Estudar no exterior deixou de ser algo apenas para jovens e vem conquistando os brasileiros com mais de 60 anos. O intercâmbio para a terceira idade vem se intensificando nos últimos anos.

A viagem para outros países proporciona uma experiência que muitas vezes nunca foi vivida. Não não existe restrição de idade para quem quer viajar, qualquer pessoa pode fazer intercâmbio, abrindo as portas para um mundo novo de lugares, pessoas e idiomas.

O ideal é planejar uma viagem mais adequada a cada perfil e, geralmente, as pessoas de mais idade possuem uma maior disponibilidade de tempo e podem contar com maior estabilidade, o que ajuda no planejamento do intercâmbio.

A especialista da agência CI Intercâmbio e Viagem, Luiza Vianna, explica que esse público pode ser dividido em dois grupos: “Para os intercambistas mais velhos que ainda estão no mercado de trabalho, o interesse pode ser aprimorar o segundo idioma para acompanhar a internacionalização da empresa e ainda criar um networking profissional. Já para os que não estão ligados ao mundo dos negócios, a experiência da troca cultural tem maior importância”.

De qualquer maneira, o intercâmbio proporciona uma experiência nova e bagagem que serão carregadas para o resto da vida.

Confere aí alguns dos países, suas capitais e o porque de serem os mais desejados pelos viajantes:

Canadá

Ottawa – Foto: Reprodução / Instagram
Ottawa – Foto: Reprodução / Instagram

No Canadá você tem duas opções de idioma que são o francês e o inglês; pode-se viver uma experiência multicultural, levando em consideração a quantidade de visitantes do país; o custo-benefício é muito bom: taxas acessíveis em educação, transporte, saúde e diversas outras e há o incentivo a imigração e o trabalho no país.

 

Inglaterra

Londres – Foto: Reprodução / Instagram
Londres – Foto: Reprodução / Instagram

Na Inglaterra você pode aprender facilmente o inglês (nada melhor do que aprender direto da fonte, né?); a qualidade de vida é muito boa, com possibilidades de diversão, lojas, sistemas de transporte público, etc; além de ser um país multicultural.

Espanha

Madri – Foto: Reprodução / Instagram
Madri – Foto: Reprodução / Instagram

Na Espanha você pode aprender o segundo idioma mais falado do mundo; ter uma qualidade de vida boa com segurança e um bom custo benefício; pode estudar em universidades com um excelente ensino e aproveitar o bom clima que o país tem.

Itália

Roma – Foto: Reprodução / Instagram

Na Itália você tem a chance de morar em um país rico em história e cultura; aprender a falar italiano in loco; ter a chance de estudar em escolas e universidades tradicionais de excelente qualidade e ainda viajar pela Europa com facilidade.

Malta

Malta é o destino ideal para quem gosta de ter por perto diversas opções de lazer e belas paisagens; não é necessário visto para os intercambistas que farão cursos até 3 meses; tem um baixo custo de vida; pode também aprender a língua maltesa e aproveitar uma programação cultural muito interessante.