Acontece

Lia de Itamaracá é homenageada em exposição fotográfica

Os ingressos do primeiro dia serão revertidos para o centro cultural de Lia de Itamaracá - Foto: Ed Machado
Após a abertura, nesta sexta (11), as imagens ficam expostas até o fim do Carnaval

Celebrando os 75 anos a cirandeira Lia de Itamaracá, completados neste sábado (12), o Espaço Sinspire Hub, na Rua da Guia, no Recife Antigo, recebe uma exposição fotográfica com belíssimas imagens da artista, o abre será nesta sexta-feira (11), às 17h. Com curadoria de Gustavo Bettini, as imagens escolhidas para a mostra são do editor assistente de fotografia da Folha de Pernambuco, Alfeu Tavares. Os cliques foram feitos na Ilha de Itamaracá, na praia de Jaguaribe. Trata-se de uma série premiada de dez fotografias tiradas em agosto de 2016.

Para as imagens, o fotógrafo Alfeu Tavares diz que buscou referências na orixá Iemanjá e nas ondas da praia – Foto: Ed Machado

Apesar de terem se tornado famosas, as fotos nunca foram expostas anteriormente. Na visita, será possível ter experiências sensoriais e sentir um pouquinho do lugar onde a cirandeira mora. “O tamanho das fotos expostas foi pensado para que o expectador possa “dançar como numa ciranda”, pois tem fotos pequenas e grandes, então o expectador precisa ir para frente, chegar mais próximo, para ver as menores e ir para trás para poder ver as maiores, como numa ciranda e como as ondas do mar. Também, quem visitar vai poder ter uma experiência sensorial: tem cascalhos, areia da praia de Jaguaribe, no chão onde as fotos estão expostas, assim quem quiser vai poder tirar os sapatos e sentir a areia nos pés enquanto olha as fotos”, explica Alfeu.

Uma das imagens em exposição na mostra- Foto: Alfeu Tavares

A ideia é que, do Recife, as fotos sejam levadas para outros locais, como São Paulo e Rio de Janeiro, e ao final sejam doadas ao Centro Cultural Estrela de Lia, onde devem ficar em exposição permanente. Ainda nesta sexta, será lançado o livro “Lia de Itamaracá: 75 anos cirandando com resistência, sorrisos e simplicidade”, com textos extraídos do livro-reportagem “O mito, a mulher, a ciranda”, do jornalista pernambucano Marcelo Henrique Andrade.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz