Carnaval Especiais

Bloco Eu Acho é Pouco lança livro que conta sua trajetória

O famoso standarte vermelho e amarelo do Eu Acho é Pouco - Foto: Reprodução/Instagram
O lançamento será no dia 27 de fevereiro, no Mercado Eufrásio Barbosa

Os clarins de Momo se farão ouvir nos jardins do Mercado Eufrásio Barbosa, no dia 27 de fevereiro, com o lançamento do livro Eu Acho é Pouco – O Carnaval em vermelho e amarelo. Resgatando mais de quatro décadas de história, a publicação vai trazer toda a alegria, resistência e luta pela democracia de um dos blocos mais apreciados de Olinda.

Uma realização do Grêmio Lítero Recreativo Cultural Misto Carnavalesco Eu Acho é Pouco e da Proa Cultural, o livro é baseado em uma pesquisa biográfica lançada em 2015, com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura/Funcultura. Com 50 entrevistados e suas memórias o livro é dividido em seis capítulos e vai recontar a trajetória da agremiação contextualizando-a em relação à situação política do estado e do país.

“O processo de pesquisa foi um instrumento de revisão e de composição de uma memória coletiva e afetiva que nos proporcionou descobertas e questionamentos, assim como demandou reflexão, amadurecimento e retorno ao que já havia sido visto e ouvido”, observa a antropóloga Júlia Morim, responsável pela pesquisa e pela escrita ao lado da jornalista Luciana Veras.

Os leitores poderão relembrar os bailes vermelhos e amarelos, desfiles, ensaios, os célebres ícones, como o estandarte e o dragão e as artes das camisetas que marcam o bloco, não só nas linhas, mas também em uma seleção de fotografias realizada pelo antropólogo Lucas Victor Silva.

O dragão – Foto: Reprodução/Instagram

 

As páginas que contém vibração e alegria são fruto do projeto gráfico de Luciana Calheiros e Aurélio Velho, da Zoludesign, e foram criadas a partir das ilustrações que a designer e artista visual Juliana Calheiros fez para a camisa e os produtos em vermelho e amarelo do Carnaval 2019.

Produtos do Eu Acho é Pouco 2019 – Foto: Reprodução/Instagram

 

Por meio de QRCodes, o livro dá acesso a dois produtos audiovisuais que revisitam, de maneira sintética e sob o formato de um vídeo de três minutos e um documentário de trinta minutos, respectivamente, o nascimento de uma nação em vermelho e amarelo. Para as pessoas cegas ou com baixa visão, o conteúdo do livro é disponibilizado em PDF aberto no site www.euachoepouco.com.br , e pode ser acessado por meio de aplicativos ou programas de leitor de tela. As fotos presentes no livro também contam com audiodescrição.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar